Exame Invest
Academy

3 motivos para tirar a certificação CFP e se tornar planejador financeiro

PUBLICADO EM: 2.7.21 | 8H30
ATUALIZAÇÃO: 15.7.21 | 17H19
A bolsa de valores atingiu patamares históricos nas últimas semanas e o momento pode ser bom para quem quer seguir carreira no ramo
CFP - planejador financeiro

Retomada da economia pode representar oportunidade no mercado financeiro, para quem é qualificado

Imagem da Editoria Exame Invest
Juliano Passaro

Repórter da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 3MIN

A bolsa de valores de São Paulo (B3) bateu diversos recordes desde o início do mês de junho. Pela primeira vez na história, o Ibovespa, principal índice acionário da B3, fechou acima dos 130 mil pontos, no mês passado. Com o feito, a bolsa chegou a um ganho acumulado de 8,7% no segundo trimestre de 2021 e fechou o primeiro semestre com um avanço de 6,54%.

As expectativas em relação a retomada da economia, com o avanço da vacinação e a alta das commodities no exterior, ajudaram o mercado a ter uma visão mais positiva para os próximos meses. Mas você sabia que isso pode ser uma oportunidade profissional?

Com a onda de otimismo, as empresas do mercado financeiro, como casas de análises e bancos, devem buscar por mais profissionais capacitados. Ou seja, planejadores financeiros, por exemplo, poderão ter mais oportunidades, dependendo de sua qualificação para as vagas.

Conheça o curso preparatório CFP mais completo do mercado

O mercado financeiro possui uma grande variedade de áreas internas e, até por isso, chama a atenção de profissionais de diferentes formações e idades. Entretanto, o momento pode ser ainda mais propício para quem quer ser um planejador financeiro profissional.

O que eu preciso para ser um planejador financeiro?

Para ser um planejador financeiro credenciado, você precisa ter a certificação CFP (Certified Financial Planner, na sigla em inglês). O CFP é um certificado internacional, reconhecido mundialmente, essencial para quem quer trabalhar com gestão de patrimônio de clientes.

Este certificado comprova que a pessoa tem qualificações e conhecimentos teóricos e práticos sobre planejamento financeiro e investimentos. O CFP foi criada nos Estados Unidos e, hoje, está presente em 26 países, incluindo o Brasil. Por aqui, a Associação dos Planejadores Financeiros (Planejar) é a responsável pela certificação.

Sabendo de tudo isso, você pode conferir, agora, os três motivos que listamos para te ajudar a escolher a carreira de planejador financeiro:

  • Profissão que visa o futuro

Com o mercado aquecido e o aumento de investidores na bolsa de valores brasileira, a profissão de planejador financeiro tem ganhado cada vez mais destaque no mercado de trabalho. Muitos profissionais que possuem o CFP, inclusive, trabalham hoje com a própria imagem nas redes sociais. Ou seja, a autoridade criada por eles, após passarem boas dicas de investimentos, fez com que eles pudessem ser “os próprios patrões”. A profissão é vista pelo mercado como uma das “profissões do futuro”.

  • Bom salário

De acordo com o Guia Salarial 2021 da Robert Half, consultoria global de recursos humanos, um profissional que atua como “Portfolio Manager”, por exemplo, gerindo carteiras de ativos, como ações, investimentos em renda fixa e derivativos com o propósito de, principalmente, diversificar carteiras e obter uma boa rentabilidade em relação aos benchmarks do mercado, ganha de R$ 23.150,00 a R$ 41.450,00.

  • Segurança

Assim como em qualquer área do mercado de trabalho, a financeira também possui riscos. Porém o crescimento e o otimismo do setor para o futuro fazem os profissionais olharem com mais carinho para este mercado, que pode representar uma boa chance de crescimento para quem quer seguir carreira no mundo dos investimentos.

EXAME Academy oferece curso preparatório CFP

Se o mercado financeiro representa uma oportunidade de emprego para você, a EXAME Academy, braço de educação digital da EXAME, pode te ajudar com isso.

A EXAME Academy possui um curso preparatório completo para quem quer tirar o CFP, com mais de 330 videoaulas e 1.100 questões, entre atividades práticas, simulados, exercícios e material complementar. Mas vale destacar que dedicar tempo e energia para esta avaliação é muito importante, já que esta é uma das provas mais complexas que existem no mundo das certificações financeiras.

Como se preparar para a certificação CFP

Confira abaixo dicas exclusivas para ter um melhor preparo, organização de estudos e dicas sobre as questões para obtenção da certificação CFP.

Imagem da Editoria Exame Invest
Juliano Passaro

Repórter da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame