Exame Invest
Academy

4 lições de marketing digital para aprender com a Anitta

PUBLICADO EM: 30.9.21 | 9H00
ATUALIZAÇÃO: 1.10.21 | 10H28
Gerenciando parte de sua carreira sozinha, Anitta se tornou referência em empreendedorismo e marketing digital. Veja boas práticas utilizadas pela cantora que podem ser replicadas em seu negócio

Com ajuda do marketing digital, Anitta aumentou sua visibilidade e conseguiu conquistar diferentes públicos ao longo do tempo

Imagem da Editoria Exame Invest
Isabel Rocha

Repórter da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 3MIN

Gostando ou não de funk, você certamente sabe quem é a Anitta.  Indicada cinco vezes ao Grammy Latino, a cantora ficou conhecida em 2013 com o hit “Show das Poderosas” e, de lá pra cá, conquistou um exército de fãs. Recentemente, ela também fez história ao se tornar a primeira brasileira a se apresentar no MTV Video Music Awards.

Mas a verdade é que o talento musical não foi o único responsável pelo sucesso da artista. Administrando sua carreira totalmente sozinha por cerca de cinco anos, Anitta também é referência quando o assunto é empreendedorismo, branding pessoal e, principalmente, marketing digital.

Quer se tornar uma referência em marketing e publicidade da nova era? Clique aqui e saiba como!

Pensando nisso, nós separamos quatro ensinamentos de marketing digital que a cantora utilizou ao longo de sua carreira e que você pode (e deve) aplicar no seu negócio ou marca pessoal. Veja abaixo.

Quem não é visto, não é lembrado

Anitta entendeu a importância de marcar presença no maior número de lugares possível desde o início de sua carreira. Seja apresentando um novo projeto, aparecendo em programas televisivos renomados, comentando os assuntos do momento na internet ou interagindo com seu público-alvo nas redes sociais, o fato é que a cantora sempre fez o possível para levantar o awareness da “marca Anitta” dentro e fora dos palcos.

Em 2019, por exemplo, ela produziu 27 clipes – uma média de 2,25 clipes por mês!

O resultado? A cantora ficou entre os 10 artistas mais ouvidos no Spotify em 2019 e foi a brasileira mais seguida no Instagram em 2020.

Fidelização do público-alvo

Mais do que atingir milhares de pessoas, entender quem são essas pessoas e o que elas esperam da sua marca também é uma parte essencial de qualquer negócio. Afinal, se uma empresa não conhece (e trata muito bem) os seus clientes, como irá desenvolver e oferecer produtos que realmente atendam às suas necessidades?

Essa é mais uma lição de marketing que Anitta dá com maestria: ela sabe muito bem quem é o seu público, onde ele está e o que fazer para atingí-lo.

A união faz a força

Fazer parcerias com outros artistas já consolidados no mercado da música é mais uma das estratégias presentes no plano de marketing da cantora. Snoopy Dog, Cardi B, Maluma, Pablo Vittar, Pedro Sampaio e Major Lazer são apenas alguns dos artistas com quem ela lançou novos hits nos últimos anos.

Assim, ao emplacar dezenas de singles com grandes nomes da música nacional e internacional, Anitta conseguiu não apenas aumentar a sua visibilidade, como conquistar diferentes públicos ao longo do tempo.

No marketing, essa estratégia é conhecida como co-branding e é utilizada quando duas marcas ou empresas unem esforços para aumentar sua visibilidade e audiência.

A importância do storytelling

Um dos elementos mais importantes do marketing de conteúdo, o storytelling é cada vez mais utilizado pelas marcas para atrair e nutrir potenciais clientes. O objetivo é criar uma conexão emocional com o público a partir de narrativas envolventes relacionadas à história empresa ou do produto que se está comercializando.

E se tem uma coisa que a Anitta sempre fez muito bem é contar a sua história. Seja por meio de entrevistas exclusivas, posts nas redes sociais ou até mesmo por meio de um documentário biográfico lançado na Netflix , o fato é que não faltam ferramentas para o público acompanhar de perto a sua trajetória.

Como se especializar em marketing digital?

Sabendo da crescente importância do marketing digital para o sucesso dos negócios (e da alta demanda por profissionais capacitados na área), a EXAME Academy e a Trevisan Escola de Negócios desenvolveram uma formação completa sobre o assunto. É o MBA Executivo em Growth Marketing e Vendas Digitais.

Voltado para profissionais que exercem ou que desejam exercer uma posição de liderança no departamento de marketing, o curso a nível de pós-graduação tem duração de 18 meses e aborda temáticas importantes para quem deseja potencializar uma marca no meio digital.

O futuro está no digital. Chegou a hora de se atualizar. Entenda como

Growth Marketing, customer e user experience; inbound marketing; employer branding; análise de dados, confeitos de transformação digital e desenvolvimento de estratégias de vendas, aquisição e retenção de clientes são apenas alguns dos assuntos abordados ao longo do curso. Clique aqui para saber mais.

Imagem da Editoria Exame Invest
Isabel Rocha

Repórter da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame