Exame Invest
Academy

Renda Vitalícia: aprenda como lucrar com imóveis gastando pouco

PUBLICADO EM: 10.5.21 | 15H14
Evento promovido pela EXAME ensina estratégia de investimento para quem busca renda extra com o setor imobiliário. Veja como participar
semana da renda vitalicia

(Getty Images/iStockphoto)

Imagem da Editoria Exame Invest
Isabel Rocha

Repórter da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 3MIN

Como buscar renda passiva com imóveis sem gastar milhares de reais na aquisição de um? É isso que o professor Arthur Vieira de Moraes promete ensinar durante a Semana da Renda Vitalícia, que acontece entre os dias 17 e 24 de maio. Promovidos pela EXAME Academy, os encontros virtuais são gratuitos e acontecem ao vivo, sempre às 19h30.

Durante a programação, Moraes irá explorar o universo dos fundos de investimento imobiliário (FIIs), que despertaram a atenção dos brasileiros por representarem uma alternativa acessível e segura de investir no setor. “Assim como tem muita gente que vive da renda de aluguéis de imóveis, é possível viver dos rendimentos que os fundos imobiliários distribuem. A diferença é que, por fundos imobiliários, essa estratégia fica mais viável”, afirma.

Dê o primeiro passo para alcançar sua renda extra com imóveis. Inscreva-se na Semana da Renda Vitalícia

Especialista em fundos imobiliários e doutorando em administração de empresas pela Universidade de São Paulo, Moraes começou sua carreira como assessor de investimentos em 1999 e integra o time EXAME Academy, braço educacional da EXAME, desde agosto do ano passado. “Assumi o compromisso de compartilhar tudo o que aprendi sobre FII ao longo dos últimos anos”, diz.

Moraes também ensina sobre finanças em algumas das instituições mais renomadas do país, como o Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Fundação Instituto de Administração (FIA).

Na Semana da Renda Vitalícia, ele compartilhará as melhores estratégias de investimento em imóveis gratuitamente. Faça a sua inscrição e garanta sua vaga.

O setor imobiliário e a pandemia

Galpões logísticos, prédios comerciais, imóveis residenciais, varejo de rua. Estes são alguns exemplos de segmentos que compõem o mercado imobiliário. Mas cada um deles foi afetado de maneira diferente pela pandemia.

Enquanto o mercado de logística permaneceu aquecido graças ao crescimento das vendas online ao longo desse período, os hotéis, por exemplo, foram mais prejudicados. “Isso reforça a importância da diversificação que os FII permitem. Quem tem uma carteira bem diversificada de FII viu seus rendimentos diminuírem, mas não cessaram em nenhum momento”, explica Moraes.

Mas essa é apenas uma das vantagens de investir em FII. Veja a seguir:

· Diversificação acessível

A possibilidade de começar com pouco e ter acesso a empreendimentos de vários setores e localidades é um dos motivos que faz com que os FIIs façam sucesso ao redor do mundo. Com valores a partir de 100 reais, é possível comprar cotas e investir em grandes escritórios, shoppings, supermercados, faculdades e outros imóveis de alto padrão que poucos poderiam comprar diretamente.
“Os custos transacionais são ínfimos. Basicamente, comprar ou vender cotas de FII custa 0,035% do valor negociado, enquanto comprar e vender imóveis tem altos custos com cartório, tributos e corretagem”, afirma Moraes.

· Liquidez

A negociação dos FIIs é feita diretamente pelo home broker da corretora ou do banco de investimentos. Isso significa que, além de se livrar da burocracia que caracteriza a compra e venda de imóveis físicos, o investidor tem a possibilidade de vender fracionado (isto é, vender apenas uma parte das suas cotas), se desejar.

· Incentivo fiscal

Outra grande vantagem é a distribuição recorrente de dividendos, que é isenta de imposto de renda para pessoas físicas, enquanto o aluguel de imóveis físicos pode ser tributado em até 27,5%. Apenas a venda de cotas com lucro é taxada.

Imagem da Editoria Exame Invest
Isabel Rocha

Repórter da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame