Exame Invest
BTG Insights

Como transformar sua paixão por estes 6 games em investimentos

PUBLICADO EM: 28.8.21 | 8H32
ATUALIZAÇÃO: 27.8.21 | 20H19
GTA V e Free Fire são algumas das franquias de jogos que você pode se tornar sócio ao comprar essas ações. Veja como investir com segurança e praticidade

(Getty Images/iStockphoto)

Foto de Vanessa Daraya da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Vanessa Daraya

Repórter da EXAME especializada em finanças e negócios. Jornalista formada pelo Mackenzie, com passagens pela Editora Abril e Grupo Globo.



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 4MIN

Não importa qual seja sua idade. Em algum momento, é provável que tenha mergulhado no universo de algum game. Para alguns, é nostálgico lembrar das emoções de jogos como Donkey Kong e das aventuras do Super Mario, ambos da Nintendo. Para outros, os games fazem parte do dia a dia. Mas o que nem todo mundo imagina é que dá para transformar essa paixão em lucro.

Com valores acessíveis, você pode se tornar sócio de grandes empresas, por meio da compra de ações ou por meio de outros ativos, como fundos de investimento, e surfar a onda da indústria de entretenimento mais lucrativa do mundo. Isso porque, já em 2019, ela superou as outras indústrias e a tendência só continua. As vendas do mercado de games representam quase o dobro de vendas de bilheterias de filmes.

Algumas das vantagens do segmento são os custos relativamente baixos com funcionários, além de uma diversidade de atuação (PC, mobile, stream, e-Sports etc.). Leia, a seguir, um pouco mais sobre alguns jogos muito famosos ao redor do mundo e cujas empresas podem fazer parte de sua carteira de investimentos.

Invista na indústria de entretenimento que mais fatura no mundo. Descubra como diversificar sua carteira com praticidade e segurança.

Super Mario (Nintendo)

Este é um dos jogos mais famosos e mais vendidos de todos os tempos. A franquia pertence à empresa Nintendo, desenvolvedora e publicadora japonesa de jogos eletrônicos e consoles sediada em Quioto, no Japão.

Além de Super Mario, outras franquias nostálgicas da empresa fizeram enorme sucesso, como Donkey Kong, The Legend of Zelda e Metroid. A Nintendo é listada na bolsa de valores de Tóquio (7974) e como ADR na Nasdaq (NTDOY).

Call Of Duty (Activision)

Conhecido entre os fãs como CoD, o Call of Duty é uma série de jogos eletrônicos de guerra, ação e tiro em primeira pessoa, mundialmente conhecida. Ela começou em 2004 e já possui mais de 15 jogos.

O jogo é publicado pela Activision Blizzard, Inc., que também tem outras franquias de sucesso como Guitar Hero, Tony Hawk's, Diablo e Overwacth. A empresa é listada na bolsa da Nasdaq com o ticker ATVI.

GTA V (Take-Two Interactive)

Lançado em 2013, o jogo é um verdadeiro sucesso, que quebrou recordes na indústria e vendeu mais de 1 bilhão de dólares nos primeiros três dias. Ele foi desenvolvido pela Rockstar North, empresa que faz parte da holding Take-Two Interactive, listada na bolsa da Nasdaq com o código TTWO e no Brasil como BDR T1TW34. Além de GTA V, outras franquias famosas fazem parte da holding, como NBA2K e Civilization.

Roblox (Roblox)

Em 2019, o Roblox se tornou o game mais popular no mundo e alcançou a marca de 100 milhões de jogadores ao mês. Com isso, ultrapassou até mesmo grandes sucessos como Minecraft e Fortnite.

O jogo é também uma plataforma digital em que os jogadores podem criar seus próprios mundos virtuais e projetar suas experiências, criando até mesmo outros jogos dentro do ambiente. A empresa fez seu IPO recentemente na bolsa de Nova York (NYSE) com o ticker RBLX.

Garena Free Fire (SEA)

Este é um dos jogos mais populares do mundo atualmente, sendo reconhecido também como um esporte eletrônico por causa de sua natureza competitiva, com torneios ao redor do mundo. Inclusive, o setor de esportes eletrônicos é um dos segmentos que mais crescem e é esperado que esse nicho fature 1 bilhão de dólares até 2022.

O game é publicado pela empresa asiática Garena, com sede em Singapura e faz parte da Holding SEA, que também possui empresas de e-commerce, como a Shopee, e até mesmo um clube de futebol (Lion City Sailors FC). A holding SEA é negociada na bolsa de Nova York (NYSE) com o código SE.

Assassin’s Creed (Ubisoft)

Lançado em 2007 para os consoles PlayStation 3 e Xbox 360, o Assassin's Creed é um jogo eletrônico de ação e aventura que mistura história de ficção com eventos do mundo real, dos tempos das Cruzadas do século 11.

Ele é publicado pela Ubisoft (UBI), sediada em Montreuil, na Ilha de França, e é negociada na bolsa de valores da França, a Euronext Paris.

Fundo Tech Games

Pensando nesse mercado em crescimento e em como tornar o investimento no mundo dos games mais acessível, o BTG Pactual digital lançou em sua plataforma um fundo de investimentos em parceria com a corretora Vitreo.

O fundo chamado de Tech Games investe em empresas do setor de jogos negociadas em bolsa de valores no Brasil e no exterior, tornando o processo de diversificação da carteira ainda mais fácil. Isso porque é possível começar com valores de, no mínimo, 100 reais e ainda contar com a gestão ativa dos especialistas da Vitreo, que observam as movimentações do mercado para balancear a carteira de modo a aumentar os rendimentos.

Cerca de 80% da exposição do portfólio do fundo é feita por meio de BDRs negociados na B3. O ativo é isento de taxa de performance e tem taxa de administração de 0,9% ao ano. A liquidez é de D+12, o que significa que é possível resgatar o dinheiro 12 dias úteis após a solicitação.

Invista na indústria que já movimenta bilhões de dólares com ajuda do maior banco de investimentos da América Latina. Abra sua conta.

Foto de Vanessa Daraya da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Vanessa Daraya

Repórter da EXAME especializada em finanças e negócios. Jornalista formada pelo Mackenzie, com passagens pela Editora Abril e Grupo Globo.


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame