Exame Invest
ESG

BTG Pactual e BlackRocks vão acelerar empreendedores negros

PUBLICADO EM: 10.8.20 | 6H00
ATUALIZAÇÃO: 7.8.20 | 14H35
Parceria de dois anos pretende promover ao menos 24 negócios, todos chefiados por negros e ao menos 20% comandados por mulheres

Imagem da Editoria Exame Invest
Marina Filippe

Jornalista



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

O banco de investimento BTG Pactual (do mesmo grupo que controla a Exame) fechou uma parceria com a BlackRocks Startups, que conecta empreendedores e profissionais negros ao ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo. Por dois anos, o BTG Pactual apoiará a startup por meio de  investimento financeiro, conhecimento e networking. A startup, por sua vez, irá acelerar 24 empreendimentos selecionados, sendo ao menos 20% deles liderados por mulheres. “Nosso objetivo é somar esforços ao BlackRocks e contribuir para potencializar negócios criados por empreendedores. Uma necessidade real e que estamos envolvidos diretamente a partir de agora”, afirma Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual.

Em junho, a Exame destacou em sua publicação impressa a importância da equidade de gênero, e interseccionalmente de raça, no mercado de trabalho. A reportagem de capa foi ilustrada com uma foto de Maitê Lourenço, CEO e fundadora da BlackRocks Startup. “O BTG sempre foi uma instituição que eu busquei estar próxima pela experiência em investimento. A parceria é mais um passo para ratificar a necessidade de enegrecer os espaços em um ano no qual a pauta da equidade racial ganha força em meio à pandemia”, diz.

Desde o ano passado, o BTG realiza um plano de ESG para promover um negócio centrado em investimentos de impacto e resolução de problemas sociais e ambientais, e a nova parceria reforça a área. “Nosso objetivo é entender o que falta para as empresas e apresentar a elas investidores anjos e parceiros de negócios que, provavelmente, não seriam acessados sem a aceleração. Estamos empolgados com os resultados que isso pode gerar”, afirma Mariana Oiticica, co-head da área de ESG & Investimento de Impacto do BTG Pactual.

A parceria entre BlackRocks Startups e BTG Pactual conta também com o trabalho do boostLAB, hub de negócios do BTG Pactual para empresas de tecnologia. Durante os próximos dois anos, sócios sêniores do banco darão mentorias e participarão de comitês mensais para selecionar e ajudar as startups com maior potencial de crescimento. Serão 3 rodadas de aceleração com 8 companhias pelo menos em cada rodada.

Para participar, as startups deverão ter negros entre seus principais executivos e/ou fundadores. "Ao conhecer empreendedores do terceiro setor é possível perceber como ainda há muito a ser feito. E, sem dúvida, a parceria melhora o ecossistema como um todo", diz Will Landers, chefe de renda variável para América Latina da BTG Pactual Asset Management.

Imagem da Editoria Exame Invest
Marina Filippe

Jornalista


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame