Com carro elétrico, Telhanorte começa a fazer "entregas limpas" na capital paulista | Exame Invest
Exame Invest
ESG

Com carro elétrico, Telhanorte começa a fazer "entregas limpas" na capital paulista

PUBLICADO EM: 21.2.21 | 10H00
ATUALIZAÇÃO: 24.2.21 | 0H06
Rede de materiais de construção passará a entregar compras em um veículo elétrico desenvolvido pela empresa Osten Fleet
Frota elétrica Telhanorte e Osten

Imagem da Editoria Exame Invest
Maria Clara Dias

Repórter da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

A Telhanorte, rede de lojas de materiais de construção, deu um passo rumo à mobilidade limpa ao anunciar a entrega de produtos por um veículo totalmente elétrico. O pequeno caminhão é fruto da parceria com a empresa de locação de veículos e gestão de frotas Osten Fleet e realizará a entrega de compras de uma das lojas da rede na capital paulista.

Quer entender como as práticas ambientais, sociais e de governança trazem maior competitividade às companhias? Clique aqui.

Inicialmente, o veículo estará disponível apenas na unidade da Telhanorte Marginal, na zona norte da cidade de São Paulo, fazendo o delivery de compras feitas pelos canais digitais da empresa. Com a atitude, a Telhanorte passa a ser a primeira empresa do setor de home center a realizar entregas por meio de um carro 100% elétrico.

A ação é uma extensão do compromisso ambiental assumido recentemente pela Saint-Gobain, grupo que controla a Telhanorte no Brasil. O objetivo é reduzir as emissões de carbono em 20% até 2025 e atingir a neutralidade até 2050 globalmente. Para isso, o esforço energético e a mobilidade limpa passam a fazer parte do conjunto de ações em lojas e centros de distribuição, por exemplo.

“A implementação do carro elétrico ocorre em um momento em que o Grupo está focando em muitas metas sustentáveis globais e, somado a outras iniciativas, essa busca se tornar um dos desafios de cada um dos mais de 4 mil funcionários no país”, afirma Michelle Oliveira, diretora de Logística da Telhanorte.

Para além do benefício ambiental, o carro elétrico tem a liberação do rodízio de veículos e tem eficiência tecnológica que permite o acompanhamento e controle digital de consumo e autonomia, além de mapear pontos de recarga por meio de um aplicativo. Segundo a empresa, a ideia é expandir o projeto para outras lojas da rede em um futuro próximo.

A empresa também diz que já está realizando estudos com empresas dos setores de logística e laboratórios para também expandir o projeto elétrico.

"A consciência que as empresas vêm ganhando acerca de suas responsabilidades em relação à sustentabilidade e à necessidade de adoção de medidas práticas é o principal motivo para estarmos vivenciando um forte aumento na procura por esse tipo de serviço e na demanda de migração de veículos a combustão por elétricos", disse Liandra Boschiero, gerente da Osten Fleet. 

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.


Recomendado para você


Leia também

Imagem da Editoria Exame Invest
Maria Clara Dias

Repórter da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame