Exame Invest
ESG

Frio em SP: como doar agasalhos e itens de inverno para moradores de rua

PUBLICADO EM: 29.7.21 | 17H53
ATUALIZAÇÃO: 29.7.21 | 18H07
Com queda na temperatura, ONGs viabilizam doações para população em situação de rua; veja como contribuir
Moradia precária; morador de rua; centro da cidade; miséria

Com frio intenso em SP, veja como doar agasalhos e cobertores para pessoas em situação de rua (Eduardo Frazão)

Imagem da Editoria Exame Invest
Maria Clara Dias

Repórter da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 3MIN

Ano após ano as cidades enfrentam climas cada vez mais extremos e o novo exemplo disso está na chegada da atual frente fria histórica que derruba as temperaturas no Sul e Sudeste do país. Em São Paulo, a previsão para hoje é de que a temperatura mínima fique em torno de 4 ºC. Já o interior do estado pode registrar temperaturas próximas de zero na sexta-feira. Já no Sul, a neve deve ser realidade nos próximos dias.

Em meio a concordâncias e discordâncias sobre a preferência por um clima mais gelado, há uma verdade em comum: mais uma vez, grupos sociais mais vulneráveis, como os moradores de rua, devem ser os mais afetados com as novas geadas e temperaturas baixas.

Em São Paulo, uma força-tarefa da prefeitura e do governo do estado pretende acolher moradores de rua e evitar mortes causadas pelas baixas temperaturas. Para isso, serão montadas tendas em pontos estratégicos da capital para distribuição de sopas, cobertores, agasalhos e kits de higiene a moradores de rua. Para facilitar esse e outros projetos, diversas ONGs atuam na linha de frente no recebimento e doações de recursos, objetos, roupas e cobertores para pessoas em situação de rua. Conheça algumas delas:

Como doar agasalhos para moradores de rua neste inverno

Casa1

O que é: a Casa1, centro de acolhimento LGBT na cidade de São Paulo, doa todo o excedente de recursos e itens recebidos para a população LGBTG e outros grupos em situação de vulnerabilidade social, como moradores de rua e famílias no entorno da instituição. Além das roupas, a Casa1 também recebe móveis, objetos, cestas básicas e itens de higiene.

Como doar: as doações podem ser entregues no Galpão Casa 1, que fica na Rua Adoniran Barbosa, 151, no bairro da Bela Vista, em São Paulo. Devido à pandemia, os horários de abertura do Galpão sofreram alterações, e o horário de funcionamento pode ser consultado e agendamento da visita pode ser feito pelo e-mail contato@casaum.org. A ONG também recebe transferências pela chave Pix centrocasaum@gmail.com ou depósito, nos seguintes dados:

Banco Itaú
Ag: 0251 | Cc: 13.581-0
CNPJ: 29.150.382/0001-11
Centro de Acolhida e Cultura LGBT Casa 1

Projeto Atalho

O que é: organizado pelo Instituto Ninho Social,  organização do terceiro setor localizada na região da conhecida Cracolândia, em São Paulo, o Projeto Atalho é uma campanha de inverno que visa doar cobertores de tecido para a população de rua, criados a partir de resíduos têxteis doados à ONG. Os cobertores serão produzidos pela empresa Retalhar, e a distribuição será feita pelo Instituto.

Como doar: no site do projeto, é possível doar o valor referente a um ou mais cobertores. No site do instituto também é possível doar as quantias de 15, 40, 75 e 100 reais.

Campanha do Agasalho Cruz Vermelha

O que é: a campanha de inverno da Cruz Vermelha é uma das mais antigas e tradicionais do país. Em 2020, a Campanha do Agasalho, como é chamada, arrecadou 31 toneladas de roupas como calças, sapatos, camisetas e também cobertores, doados para mais de 30.000 pessoas de famílias em situação de vulnerabilidade e moradores de rua. Para a edição de 2021, a Cruz Vermelha de São Paulo também receberá kits de higiene, produtos de limpeza e alimentos.

Como doar: basta levar as roupas, os cobertores e outros objetos até um dos pontos de coleta espalhados pela cidade. Para consultar os pontos disponíveis, acesse o site. 

De 1 a 5, qual sua experiência de leitura na exame?
Sendo 1 a nota mais baixa e 5 a nota mais alta.

Seu feedback é muito importante para construir uma EXAME cada vez melhor.

Imagem da Editoria Exame Invest
Maria Clara Dias

Repórter da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame