Exame Invest
ESG

Melhores do ESG: Startups dedicadas a soluções de ESG ganham espaço

PUBLICADO EM: 6.5.21 | 15H16
ATUALIZAÇÃO: 11.5.21 | 20H38
Três líderes de empresas inovadoras no setor identificam uma ampla mudança de mentalidade entre os investidores e os clientes
Plantas

ESG: startups sustentáveis ganham relevância no mercado

Imagem da Editoria Exame Invest
Maria Clara Dias

Repórter da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 3MIN

Engenheiro de materiais de formação, Guilherme Brammer costumava ser o chato do cafezinho, reclamando da falta de postura sobre a reciclagem. Há dez anos, ele decidiu apostar em uma solução. Na época, lembra ele, não existia área de sustentabilidade nas empresas. “A conversa tratava basicamente sobre regulação”, relatou ele, fundador & CEO da Boomera.

O cenário mudou completamente. “As empresas costumavam olhar para o material reciclado como caro e de baixa qualidade. Agora, precisamos ampliar a capacidade produtiva para atender a demanda”, informou. “Hoje o nosso papo é com C-Level, fazemos parte da estratégia do negócio. Vemos empresas se comprometendo com os acionistas a reduzir seus impactos”.

A experiência de Brammer ecoa nas avaliações dos outros dois participantes do painel “Startups de impacto”, que ocupou a agenda do dia do evento Melhores do ESG. Também participaram Andre Kok, Cofundador do KM Solidário, e Rafael Vignoli, Fundador e CEO da Lemon Energia.

Mediado por Leo Branco, editor da Exame, o evento apresentou as perspectivas de cada um desses líderes em inovação aplicada a ESG. Os três concordam: nos últimos anos, especialmente depois da pandemia, a preocupação das empresas com o tema aumentou.

Preocupação mandatória

Como aliar o combate ao sedentarismo ao apoio ao terceiro setor? Depois de participar de ações pontuais nessa direção, os fundadores do KM Solidário começaram a discutir a criação de uma startup. “Nós nascemos durante a pandemia, os dois sócios nunca se viram pessoalmente. Surgimos em um momento em que o terceiro setor encontra dificuldade em captar financiamento”, lembrou o cofundador do KM Solidário, Andre Kok.

A proposta do projeto é simples: os usuários fazem o cadastro no aplicativo e, a cada vez que fazem atividades de caminhadas ou corridas, a quilometragem acumulada é revertida em doação para uma instituição previamente selecionada. O número de instituições favorecidas depende do total de financiadores. “O ESG é mandatório”, disse Kok. “Não dá para imaginar uma empresa de ponta, uma empresa listada, que não esteja preocupada”.

Já Rafael Vignoli explicou que a Lemon Energia é um marketplace que conecta energia sustentável a pequenos e médios negócios. “Nosso sonho é trazer energia limpa, mais barata, para pequenas e médias empresas, que têm dificuldade para entender esse mercado e sabre como acessá-lo”, afirma o fundador, Rafael Vignoli. O objetivo é ambicioso: alcançar mais de 100 mil clientes, especialmente no pequeno varejo.

“Em 2019, éramos só um PowerPoint bonito”, lembrou. A partir do momento em que a startup começou a crescer, surgiu a preocupação em selecionar os parceiros. “Buscamos investidores alinhados com nossos valores. Em uma empresa em fase inicial como a nossa, o investidor tem um impacto muito grande na cultura.” A busca por financiamento é facilitada pelo momento, disse ele: “As empresas estão mais conscientes. A preocupação com o ESG não é mais apenas para inglês ver. ESG não é um voo de galinha, veio para ficar”.

Bolsas de 50%

Além do painel, o dia foi marcado por um anúncio: a Exame Academy e a Trevisan Escola de Negócios estão lançando um MBA Executivo em ESG e Impact. Durante o evento, que vai agregar mais de 40 paineis diários até o mês de junho, será sorteada uma bolsa de estudos de 50% por semana. Para concorrer, basta clicar no QR Code disponível nos primeiros minutos do vídeo do painel do dia.

Fique por dentro das principais tendências das empresas ESG. Assine a EXAME

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

Imagem da Editoria Exame Invest
Maria Clara Dias

Repórter da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame