Por que a Localiza é exemplo de boa governança, segundo a Exame Research | Exame Invest
Exame Invest
ESG

Por que a Localiza é exemplo de boa governança, segundo a Exame Research

PUBLICADO EM: 23.12.20 | 11H31
ATUALIZAÇÃO: 23.12.20 | 11H35
A rede percebeu que um conselho de administração bem instituído é uma das fórmulas para uma governança corporativa de sucesso

O conselho de adminstração da rede Localiza é objeto de estudo do mais recente relatório da EXAME Research

Imagem da Editoria Exame Invest
Maria Clara Dias

Repórter da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

O conselho de administração de uma empresa é seu órgão máximo de governança. É o responsável pelo planejamento de longo prazo, pela cultura da organização, seus valores e propósitos. O conselho também define políticas, supervisiona as atividades dos diretores, determina a escolha de auditores independentes e a instituição de comitês.

Tem dúvidas sobre o que significa o termo ESG – e a importância dele para os negócios? Entenda com a EXAME Research

E qual a relação entre o conselho de administração e ESG? (sigla em inglês para critérios ambientais, sociais e de governança). A resposta é que não existe boa governança sem um bom conselho. Uma empresa não pode entregar políticas ambientais e sociais de forma sustentável, no longo prazo, sem uma boa governança.

Entender a composição e funcionamento de um conselho de administração diz muito sobre uma empresa e sua governança. Como exemplo prático, nosso time de Research ESG analisou o conselho de administração da Localiza, uma das principais redes de aluguel de veículos do país, e reuniu as principais informações em um relatório. A empresa é considerada um bom exemplo de modelo de governança.

Na Localiza, a matriz de competência dos conselheiros é um dos pontos de destaque, segundo o relatório. Os membros do conselho conseguem, juntos, compor uma cadeia de qualificações e conhecimentos práticos diferentes e que funcionam com excelência também em conjunto. E, ao buscar conselheiros com perfis diferentes, a diversidade de gênero e idade acontece naturalmente.

Além disso, a boa governança da Localiza é reflexo direto do tamanho do seu conselho, frequência das reuniões, quantidade de comitês e independência dos membros. A empresa também está adiantada em relação à uma importante tendência no Brasil: a avaliação dos membros do conselho por uma consultoria externa.

Clique aqui para acessar o relatório completo.

 

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.


Recomendado para você


Leia também

Imagem da Editoria Exame Invest
Maria Clara Dias

Repórter da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame