Exame Invest
ESG

União Europeia planeja investir em grandes projetos, de hidrogênio a 5G

PUBLICADO EM: 5.5.21 | 10H35
O órgão regulador da União Europeia está avaliando ferramentas para impulsionar iniciativas transfronteiriças em áreas como hidrogênio, transporte sustentável, 5G e blockchain
Airbus mostra como será avião não poluente e 100% movido a hidrogênio

Projeto de avião movido a hidrogênio da europeia Airbus: órgão regulador da União Europeia está avaliando ferramentas para impulsionar iniciativas transfronteiriças em áreas como hidrogênio, transporte sustentável, 5G e blockchain

Imagem da Editoria Exame Invest
Leo Branco

Repórter da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

A Europa está buscando uma implementação mais rápida de projetos inovadores em vários países que ajudem na luta da região contra as mudanças climáticas e acelerem a transformação digital.

O órgão regulador da União Europeia está avaliando ferramentas para impulsionar iniciativas transfronteiriças em áreas como hidrogênio, transporte sustentável, 5G e blockchain, segundo esboço da estratégia industrial visto pela Bloomberg News.

Planos para unir forças a partir do pacote de recuperação econômica da UE já foram sinalizados por vários estados-membros, disse a Comissão Europeia no documento, que deve ser publicado na quarta-feira.

“A Comissão está avaliando opções para um mecanismo eficaz a fim de acelerar a implementação de tais projetos multinacionais, permitindo uma combinação possível de financiamento entre os estados-membros e a UE”, afirmou.

“A aplicação das regras de concorrência, em particular as regras relativas aos auxílios estatais, irá garantir que os fundos públicos para a recuperação não substituam, mas desencadeiem investimentos privados adicionais.”

O plano de recuperação da UE tem como dois pilares a sustentabilidade e a transformação digital, visando fortalecer sua liderança na luta global contra as mudanças climáticas, impulsionar a inovação e reduzir a dependência da importação de materiais essenciais.

O bloco pode ajudar a acelerar grandes projetos multinacionais, simplificando os procedimentos de licenciamento, auxiliando na pesquisa e ajudando a impulsionar o investimento privado.

Sob seu carro-chefe, que é um projeto multinacional de bateria, mais de uma dúzia de países receberam um sinal verde para dar pelo menos 6,1 bilhões de euros (US$ 7,35 bilhões) em ajuda pública a empresas que vão de Tesla a BMW.

Esteja sempre informado sobre as notícias que movem o mercado. Assine a EXAME.

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

Imagem da Editoria Exame Invest
Leo Branco

Repórter da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame