Exame Invest
Quais as alternativas?
SALVE O SEU PROGRESSO

CDB ou poupança: vantagens, desvantagens e rendimento

Não é possível precisar quanto um CDB rende mais do que a poupança, pois cada banco ou instituição financeira que emite um CDB determina a sua rentabilidade. Mas é seguro dizer que a grande maioria dos CDBs renderá mais que poupança. Isso acontece porque a poupança rende em geral o equivalente a 70% da taxa Selic.

Rentabilidade do CDB x rentabilidade da poupança

Isso porque a rentabilidade da poupança é calculada com base em uma fórmula fixa: a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial (TR) e a remuneração adicional correspondente a 0,5% ao mês. Essa regra vale enquanto a meta da Taxa Selic, a taxa básica de juros, for superior a 8,5%. Se a Selic estiver abaixo de 8,5%, a poupança renderá ao ano 70% da meta da Taxa Selic.

Como a Taxa Selic está em patamares de mínima histórica e a TR está zerada, a rentabilidade anual da poupança chega a perder da inflação. 

Neste cenário, um CDB que ofereça uma rentabilidade de 100% do CDI já poderia ser um investimento melhor do que deixar o dinheiro parado na poupança.

Mas a poupança leva vantagem em dois fatores: 1)  é isenta de Imposto de Renda, enquanto o CDB recebe a tributação dos títulos de renda fixa, com a tabela regressiva que incide apenas sobre os rendimentos; e 2) não tem valor mínimo de investimento. 

Já investe em CDB? Entenda o porquê de investir na opção de renda fixa sem riscos e com rentabilidade maior do que a poupança!

Chamada para acessar a Exame Academy
Mosaico do rodapé com as cores da Exame