Exame Invest
O básico para começar
SALVE O SEU PROGRESSO

Como começar a investir em ações?

A bolsa de valores, também conhecida como mercado de ações, é um ambiente de negociação de frações de empresas. Os investidores compram e vendem participações das companhias de capital aberto na bolsa. É possível realizar esse processo digitalmente, a partir do celular ou do computador em casa.

Para investir em ações basta seguir três passos:

  1. Abrir uma conta em uma corretora;
  2. Escolher as empresas nas quais se pretende investir;
  3. Realizar as aplicações por meio da plataforma de negociação pela internet, o home broker.

Vantagens de comprar ações

O investidor que compra ações na bolsa se torna sócio dessa companhia e pode se beneficiar de seu crescimento ao longo do tempo. Essa fração da companhia pode se valorizar, oferecendo ao investidor -(chamado de acionista) a chance de embolsar um ganho caso consiga vender a ação por um valor abaixo do que ele pagou.

Se o investidor mantiver as ações e elas se valorizarem ao longo de anos, ele terá uma valorização do seu patrimônio.

Outra vantagem é que ele poderá receber dividendos, que são uma participação nos lucros, de forma semelhante ao sócio de uma empresa de capital fechado. Mas existem diferenças para quem prefere se associar a uma companhia por meio da bolsa. 

Enquanto um sócio de uma companhia fechada precisa enfrentar burocracias como assinar documentos e reconhecer firma em cartório para aumentar ou reduzir sua participação, um sócio por meio da bolsa consegue fazer essas transações pela internet. 

Outra vantagem é a alta liquidez, ou seja, a facilidade de negociação: enquanto um sócio tradicional precisa negociar com um comprador para liquidar seus investimentos, um sócio pela bolsa precisa apenas vender suas ações no home broker. 

E, finalmente, um investidor que queira se tornar sócio de uma empresa cujas ações sejam negociadas em bolsa precisará desembolsar em geral um valor mais baixo para concretizar esse objetivo: terá que pagar o valor de mercado pelo volume mínimo negociado -- muitas ações são negociadas somente em lotes de cem unidades.

Chamada para acessar a Exame Academy
Mosaico do rodapé com as cores da Exame