Exame Invest
Taxas, tributos e prazos
SALVE O SEU PROGRESSO

O que é a taxa de performance do fundo de investimento?

A taxa de performance equivale a uma bonificação cobrada pela gestora de um fundo de investimento por ter entregado uma rentabilidade superior a algum indicador-alvo (também chamado de benchmark) pré-estabelecido. Em fundos de renda fixa, esse benchmark pode ser o CDI; em fundos de ações, normalmente é o Ibovespa. 

Essa taxa é cobrada em formato de percentual, e costuma ser de 20%, acima do ganho que exceder o benchmark. Portanto, a taxa de performance não será cobrada caso o fundo não atinja a taxa de referência do mercado que foi estabelecida.  

Quais são os outros custos de um fundo de investimentos?

Além da taxa de performance, é cobrada a taxa de administração, que serve para bonificar o gestor pela operacionalização do fundo. 

Alguns fundos também podem cobrar uma taxa de saída, quando o investidor quer fazer um resgate antes de um prazo definido. 

Por fim, todos os fundos de investimento sofrem a cobrança semestral de Imposto de Renda, no formato de come-cotas. Essa cobrança, calculada sobre a rentabilidade, é de 15% para fundos de longo prazo e de 20% para fundos de curto prazo.

Chamada para acessar a Exame Academy
Mosaico do rodapé com as cores da Exame