Exame Invest
Quais as minhas alternativas?
SALVE O SEU PROGRESSO

O que é swing trade? Qual a diferença para o day trade?

Swing trade é uma estratégia de investimento em renda variável voltada para operações de curto e médio prazo na bolsa, com intervalo de alguns dias até poucas semanas, com o objetivo de observar tendências de mercado e lucrar com oscilações na cotação de ativos como ações e derivativos.

Quer saber como operar na bolsa? A EXAME Academy tem um curso de iniciação no mercado de ações

Os investidores que utilizam essa estratégia precisam fazer uma análise técnica dos ativos nos quais pretendem investir, para identificar padrões de comportamento nos preços. E fazer também uma análise fundamentalista para conhecer os ativos e entender seu potencial de variação no curto e no médio prazo.

Ou seja, atuar como swing trader exige conhecimento técnico e experiência para entender como funcionam ciclos de comportamento dos ativos. Ainda assim, é uma estratégia recomendada para investidores com perfil arrojado, uma vez que, embora ofereça elevados potenciais de ganhos, apresenta também muitos riscos de perdas.

Difererença entre swing trade e day trade

O swing trade é uma das estratégias mais conhecidas utilizadas pelos operadores do mercado financeiro, que são os traders. Outra estratégia conhecida é a do day trade, cujas operações são realizadas no mesmo dia. Os profissionais responsáveis por sua execução trabalham para obter ganhos em cima do sobe-e-desce das cotações de ativos.

Chamada para acessar a Exame Academy
Mosaico do rodapé com as cores da Exame