Pandemia aumenta interesse em fundo financiado por Gates | Exame Invest
Exame Invest
Invest

Pandemia aumenta interesse em fundo financiado por Gates

PUBLICADO EM: 19.2.21 | 8H02
ATUALIZAÇÃO: 19.2.21 | 8H39
A pandemia chamou a atenção para questões de saúde pública subfinanciadas. Investidores antes relutantes em investir em candidatas a vacinas de nicho, como as defendidas pela fundação de Gates, tomaram nota
Bill Gates pandemia filantropia vacina

(Getty Images for All In WA)

Imagem da Editoria Exame Invest
Leo Branco

Repórter da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

A pandemia de coronavírus chamou a atenção para questões de saúde pública e doenças infecciosas subfinanciadas. Investidores antes relutantes em investir em candidatas a vacinas de nicho, ferramentas de diagnóstico e outras soluções de saúde pública tomaram nota.

Uma empresa de capital de risco lançada por veteranos do Global Health Investment Fund, financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates, atraiu 300 milhões de dólares para um fundo com alta demanda para estimular o desenvolvimento de tecnologias acessíveis que abordem questões globais de saúde.

A Adjuvant Capital atraiu um investimento âncora de 75 milhões de dólares do Strategic Investment Fund da Fundação Gates, bem como um investimento significativo de grandes farmacêuticas como Merck & Co. e Novartis, e de outros investidores como o International Financial Corporation e Dalio Philanthropies. O capital será aplicado em um portfólio de 14 empresas, que se concentram em uma variedade de questões de saúde, incluindo febre amarela, contracepção não hormonal e Covid-19.

Quando Glenn Rockman fundou a Adjuvant em 2019, buscou levantar um fundo inicial de 100 a 200 milhões de dólares. Embora grande parte tenha sido levantada nos meses anteriores à pandemia, “a popularidade e a importância de nosso modelo e a óbvia interconexão entre prosperidade econômica e saúde pública tornaram-se ainda mais claras” à medida que a Covid-19 se propagava, disse Rockman em entrevista. “Recebemos muito mais interesse pelo fundo do que poderíamos acomodar.”

A arrecadação de fundos em meio à pandemia representou desafios logísticos para a equipe de 10 pessoas, uma vez que os investimentos de gestores de ativos, instituições financeiras e fundações se tornaram instáveis em meio à volatilidade econômica. Quando os mercados se estabilizaram, muitos reforçaram os compromissos anteriores, disse Rockman. A Adjuvant, a pedido da Fundação Gates, acabou limitando o fundo em 300 milhões de dólares. Cerca de metade desse valor já está comprometido na carteira.

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.


Recomendado para você


Leia também

Imagem da Editoria Exame Invest
Leo Branco

Repórter da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame