Exame Invest
ESG

As marcas de destaque em diversidade; EXAME é a mídia que mais impacta

PUBLICADO EM: 23.9.21 | 7H00
ATUALIZAÇÃO: 23.9.21 | 9H59
Estudo da empresa de monitoramento e análise de mídia espontânea Knewin mostra as 20 marcas que se destacam em notícias de diversidade e os veículos de mídia que mais impactam os leitores positivamente; EXAME está em 1º lugar
diversidade-inclusao

(Getty Images/iStockphoto)

Imagem da Editoria Exame Invest
Marina Filippe

Jornalista



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 3MIN

A adesão das chamadas práticas ESG, sigla para environmental, social and governance (ou ambiental, social e governança, em tradução livre), ganha cada vez mais força nas empresa e na mídia. De olho neste cenário, o pilar de diversidade e inclusão tem papel estratégico na conquista de melhores resultados, uma vez que a diversidade proporciona um ambiente de trabalho mais inovador

Para compreender quais marcas e empresas de mídia mais se destacam nesta frente, a empresa de monitoramento e análise de mídia espontânea Knewin, desenvolveu este estudo com um ranking das 20 principais marcas mencionadas na imprensa quando o assunto é diversidade de equipe. Bem como, as mídias que mais impactam os leitores quando o assunto é diversidade e inclusão, além de outros aspectos do pilar social na sigla ESG.

"Mais de 580 marcas foram mencionadas por 50 jornais e portais de notícia no filtro que usamos com as palavras 'ESG' e 'diversidade'. Isso mostra que há oportunidade para empresas de diversos portes se destacarem nas práticas do tema, fomentando um ambiente corporativo mais consciente, plural e sustentável, inclusive sendo protagonistas e não apenas abordando o tema em momentos de crise", diz Thais Antoniolli, diretora de negócios da Knewin.

EXAME é a mídia que mais impacta os leitores

Para realizar o ranking das mídias com notícias sobre ESG e diversidade foi a amostragem considerando aquelas que melhor impactam os leitores, independente do número de notícias publicadas. Nesta frente, EXAME se destaca no primeiro lugar.

Anteriormente, a EXAME também se consolidou como a principal fonte de informações e notícias sobre ESG no Brasil, segundo a Bites.

Para a realização da análise das marcas, foram selecionadas as citadas em grandes veículos online de janeiro a julho de 2021. A seleção abaixo conta apenas com as mencionadas positivamente.

Made with Flourish

Segundo Antoniolli, as marcas aparecem por diferentes ações. "A divulgação do trainee exclusivo para negros colocou o Magazine Luiza em destaque e amplificou as ações de diversidade da empresa não só durante o processo de inscrição, mas nos meses seguintes", afirma.

Para ela, há ainda casos de consistência, como na Suzano e Natura, que tem o ESG bastante atrelado a sua força de marca, bem como aquelas que promoveram um trabalho intenso para limpar a imagem, como é o caso da varejista Carrefour após a morte de João Alberto  Silveira Freitas, em Porto Alegre. A marca estruturou um comitê antirracista, firmou compromissos e divulgou as iniciativas para clientes e fornecedores. 

"Sabemos da importância das relações públicas nos momentos de crise e o Carrefour é uma prova disto. O estudo busca mostrar esse impacto e reforçar como é importante as empresas investirem na comunicação de suas boas práticas", diz Antoniolli.

Um estudo da consultoria PwC, por exemplo, mostra que 76% dos consumidores comprariam de marcas que têm iniciativas no S do ESG. Já 83% dos profissionais trabalhariam em empresas que valorizam essa práticas.

Imagem da Editoria Exame Invest
Marina Filippe

Jornalista


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame