Exame Invest
Minhas Finanças

Associação vende litro da gasolina a R$ 0,40 em São Paulo

PUBLICADO EM: 28.9.21 | 17H28
ATUALIZAÇÃO: 28.9.21 | 17H44
Ação faz parte de campanha de conscientização sobre preço do combustível e tem limite de 10 litros por carro
Posto de gasolina; combustível

Campanha Combustível Transparente acontecerá na quinta, 30, a partir das 11 horas, em um posto do centro da cidade (Bloomberg via Getty Images)

Imagem da Editoria Exame Invest
Marília Almeida

Repórter de Invest marilia.almeida@exame.com



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

Moradores da cidade de São Paulo poderão comprar gasolina a 40 centavos o litro nesta quinta-feira, 30, a partir das 11h, em um posto no centro da cidade. Atualmente, o preço médio do litro de combustível no país está em R$ 6,20.

A ação simbólica, limitada a 10 litros do combustível por carro, faz parte da campanha Combustível Transparente, realizada pela Associação Brasileira dos Revendedores de Combustíveis Independentes e Livres (AbriLivre). O objetivo é conscientizar o consumidor de que o posto não é o principal responsável pelo aumento dos preços.

O valor de 40 centavos simboliza a margem média do lucro bruto dos postos, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Ou seja, a diferença do preço pago pelo dono de posto a uma distribuidora e o preço de venda praticado ao consumidor. Com 40 centavos por litro, o posto paga seus funcionários, o aluguel, os tributos, as taxas ambientais e de fiscalização, luz, água e demais custos operacionais.

O movimento acontecerá no Posto Super 9, localizado na Rua Professor Daher Cutait, 40, Bela Vista, zona central da cidade. Haverá distribuição de senhas no local para quem quiser abastecer nas bombas de abastecimento exclusivas da ação. Fazem parte da ação 4.000 litros de gasolina comum.

São esperados cerca de 400 veículos abastecidos durante a campanha e será aceito apenas pagamento em dinheiro.

Assine a EXAME e fique por dentro das principais notícias que afetam o seu bolso

 

Imagem da Editoria Exame Invest
Marília Almeida

Repórter de Invest marilia.almeida@exame.com


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame