Exame Invest
ESG

BTG Pactual lança sua primeira carteira ESG

PUBLICADO EM: 9.9.21 | 10H32
Banco publicará mensalmente as recomendações, que envolvem 10 ações. Em relatório, analistas explicam os critérios de escolha

Imagem da Editoria Exame Invest
Da Redação

Repórter da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

Renata Faber

O time de analistas do BTG Pactual, do mesmo grupo que controla a EXAME, lançou ontem sua primeira carteira recomendada ESG. O BTG Pactual reconhece que o tema ESG está ficando cada vez mais importante para investidores e, para ajudar seus clientes em seu processo de investimento, publicará mensalmente uma carteira recomendada, com dez ações. Em relatório enviado ontem a clientes do banco (e disponível no BTG digital), os analistas explicam o racional por trás da escolha de cada um dos nomes que compõem a carteira.

Para chegar ao nome das dez empresas, o time de analistas primeiramente definiu oito temas importantes no universo ESG. Depois disso, identificou quais empresas estão endereçando esses temas ou possuem modelos de negócios que se beneficiam dessas questões. O próximo passo foi identificar quais dessas empresas têm boas práticas ESG e, dentro desse grupo, escolher as dez empresas que os analistas da casa recomendam comprar e acreditam que tenham boas perspectivas nos próximos meses.

E quais são os oito temas definidos como materiais pelo time do BTG? Na parte ambiental, os três temas escolhidos como essenciais são: economia de baixo carbono, transição energética e economia circular/tratamento de resíduos. Na esfera social, são quatro os pontos de destaque: inovação, digitalização, diversidade e NPS (sigla em inglês para net promoter score, medida de avaliação da satisfação dos clientes). E, não menos importante, o banco destaca “boas práticas de governança corporativa” como sendo o oitavo tema material.

Dentre as dez empresas com maior peso no índice Bovespa, apenas Magazine Luiza, WEG e Suzano fazem parte da carteira recomendada pelo BTG. E, por falar em índice, o banco pretende usar o índice ESG da S&P (S&P/B3 Brazil ESG) como benchmark para a carteira.

Confira a carteira completa no site do BTG digital

https://www.btgpactualdigital.com/

  • Ouça o podcast ESG de A a Z e fique por dentro de tudo que acontece no capitalismo de stakeholder

 

Imagem da Editoria Exame Invest
Da Redação

Repórter da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame