Exame Invest
Minhas Finanças

Com open banking, empresa ajuda a reduzir parcelas de dívidas em até 30%

PUBLICADO EM: 27.7.21 | 12H04
ATUALIZAÇÃO: 27.7.21 | 12H05
Plataforma Scora indica financiamento do carro, casa ou empréstimos mais baratos com base em dados do sistema financeiro aberto
Contas dívidas

Lançamento do serviço está previsto para 30 de agosto, quando será iniciada a fase três da implantação do open banking.

Imagem da Editoria Exame Invest
Marília Almeida

Repórter de Invest marilia.almeida@exame.com



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

Financiou a compra de um carro, uma casa ou fez um empréstimo e está se perguntando se está pagando uma taxa de juros justa? A plataforma Scora pode ajudar a solucionar esta dúvida.

O objetivo do novo serviço é trocar uma dívida cara do consumidor por outra mais barata, com parcelas e juros menores. Dessa forma, é possível reduzir o valor total da dívida.

Paulo Barreiros, diretor executivo da Scora, comenta que em muitos casos é possível reduzir o valor das parcelas de um financiamento em até 30%.

Caso o consumidor aceite fazer a troca, a empresa faz automaticamente o processo de mudança sem que o consumidor precise entrar em contato com o banco ou acessar o aplicativo ou site da instituição financeira.

Ainda este ano a Scora deverá atender também quem possui empréstimo pessoal e empréstimo consignado, além de oferecer soluções para troca de dívidas para capital de giro para empresas.

De acordo o último levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o endividamento das famílias no País está em 69,7%. É o maior índice desde 2010.

Baseada em dados do open banking

A empresa consegue trocar a dívida graças às novas regras do open banking, que permite o compartilhamento de dados bancários de pessoas e empresas entre instituições financeiras.

Em posse das informações sobre o histórico de transações de crédito e pagamentos de pessoas físicas, que serão compartilhadas entre as instituições financeiras, somadas ao score do consumidor, a plataforma analisa as informações do financiamento do cliente e busca opções de financiamento mais vantajosas.

Como usar o serviço

A Scora está em fase de pré-lançamento. A partir do dia 13 de agosto, quando será iniciada a segunda etapa do sistema financeiro aberto no Brasil, a empresa criará uma lista de espera.

Os interessados terão prioridade para serem atendidos no lançamento do produto, que está previsto para 30 de agosto, quando será iniciada a fase três da implantação do open banking.

 

 

Imagem da Editoria Exame Invest
Marília Almeida

Repórter de Invest marilia.almeida@exame.com


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame