Exame Invest
Academy

Conheça 5 lições de investimento de Florian Bartunek

PUBLICADO EM: 30.1.21 | 17H36
ATUALIZAÇÃO: 5.2.21 | 12H19
Sócio-fundador da gestora Constellation ao lado de Jorge Paulo Lemann, Bartunek é o primeiro professor do novo curso da EXAME Academy
Florian Bartunek

Imagem da Editoria Exame Invest
Da Redação

Repórter da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 3MIN

Um dos mais respeitados e bem-sucedidos investidores do país, Florian Bartunek tem uma carreira com 30 anos de experiência do mercado.

Sócio-fundador da gestora Constellation, que apresenta uma performance invejável mesmo com a crise da pandemia, Bartunek tem se dedicado a passar adiante o conhecimento acumulado para novas gerações de investidores.

O principal fundo da gestora, que tem Jorge Paulo Lemann como sócio, é o Constellation Institucional FIC FIA. Nos últimos 12 meses, janela que abrange a fase mais aguda da pandemia, o fundo de ações teve rentabilidade de 14,56%, muito acima do Ibovespa (+2,06%). Em 36 meses, a rentabilidade é de 97,13%. O Ibovespa teve alta de 38,99%.

Formado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Bartunek trabalhou no Banco Pactual de 1990 a 1998 antes de começar a gestora Utor Investimentos, cuidando do patrimônio de ex-controladores do Banco Garantia, incluindo Lemann. A Utor posteriormente deu origem à Constellation.

Bartunek foi escolhido para ser o primeiro professor da mais recente iniciativa da EXAME Academy, o braço de educação da EXAME. Em aulas denominadas “Lessons“, a plataforma convidará os mais renomados especialistas do mercado para um bate-papo, em que os convidados irão resumir aprendizados de uma vida em um bloco único de até 1h30.

Veja a seguir 5 lições de investimento de Bartunek:

  1. Investir exige humildade e dedicação: "As pessoas precisam admitir que sabem de menos e que, para conseguir bons ganhos, precisam estudar e se dedicar.”
  2. Tempo é o seu amigo nos investimentos: "O longo prazo é fundamental. No longo prazo, você fica muito rico. E o longo prazo é o seu sócio se você escolhe a empresa certa. Imagine o sujeito que comprou Amazon, Google, dez anos atrás e vendeu a ação depois que subiu 10%. Perdeu 5.000% de valorização."
  3. O mercado é mais acessível do que parece: “Gostaria que as pessoas tivessem a percepção de que o mundo dos investimentos não é só para o ‘bambambam’, o magnata. Que também podem cuidar melhor do seu dinheiro.”
  4. Preste mais atenção às empresas: "Se você, investidor, quiser ter um melhor índice de acertos, procure analisar o que acontecerá nas empresas, e não na economia ou nos mercados. É menos dificil prever os resultados de médio prazo da Localiza ou B3, por exemplo, que continuarão líderes em seus setores, do que a inflação ou o nível do Ibovespa."
  5. Monte uma carteira resiliente a crises: "A melhor estratégia é montar um portfólio de boas empresas que deve ter retornos muito interessantes nos próximos três anos. Não esqueça que teremos ainda muita volatilidade pela frente. Como diz Warren Buffett: Faça como Noé, não tente prever o tempo, o melhor é construir a arca”.  

 

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

Imagem da Editoria Exame Invest
Da Redação

Repórter da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame