Exame Invest
Academy

3 passos para construir riqueza, da conta corrente à geração de patrimônio

PUBLICADO EM: 6.10.21 | 17H09
ATUALIZAÇÃO: 27.10.21 | 14H42
Especialista do BTG Pactual digital compartilha estratégia para aumentar a geração de riqueza por meio dos investimentos. Confira
construindo riqueza

Construção de riqueza demanda disciplina e diligência dos investidores

Imagem da Editoria Exame Invest
Isabel Rocha

Repórter da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 5MIN

Comprar a casa própria, viajar o mundo ou simplesmente ter recursos suficientes para que as contas no final do mês não sejam sinônimo de dor de cabeça. Seja qual for o objetivo, não há como negar que milhões de brasileiros sonham em alcançar a liberdade financeira. E que boa parte deles já percebeu que deixar o dinheiro parado na poupança (ou mesmo na conta corrente) não é a melhor estratégia para conquistar esse objetivo.

Descubra o caminho mais rápido, prático e seguro para você chegar à sua Liberdade Financeira.

Prova disso é que, segundo dados divulgados recentemente pela Bolsa de Valores de São Paulo (a B3), o país registrou um crescimento de mais de 43% no número de investidores no primeiro semestre deste ano, ante o mesmo período do ano passado.

Mas, ainda que o mercado financeiro seja um forte aliado de quem busca aumentar o seu patrimônio, há outras etapas igualmente importantes envolvidas no processo de construção de riqueza.

“A maioria dos brasileiros não tem uma diretriz financeira pessoal clara, que vai desde a organização das finanças pessoais até uma estratégia de investimentos”, afirma Jerson Zanlorenzi, que é responsável pela mesa de ações e derivativos do BTG Pactual digital.

Com mais e 10 anos de experiência no mercado financeiro, o especialista resolveu compartilhar seu conhecimento e colocar tudo que aprendeu ao longo de sua carreira à sua disposição, para que você consiga alcançar seus objetivos financeiros ainda mais rápido. E desenvolveu um passo a passo que encurta sua jornada para construir riqueza e chegar à liberdade financeira.

Ele explica que, para que uma estratégia de geração de riqueza funcione, o processo deve ser dividido em três etapas:

  • Equilibrar as finanças para gerar caixa;
  • Construir uma reserva para investimentos;
  • Construir patrimônio.

Entenda mais sobre cada uma delas abaixo.

1. Conta de emergência

 

O primeiro passo é ter suas finanças pessoais organizadas e protegidas. Nesse sentido, mapear gastos, cortar despesas desnecessárias, acompanhar o extrato de sua conta corrente e evitar (ou renegociar) dívidas são medidas importantes. Mas, para isso, é preciso conhecer os números a fundo.

Quando falamos de equilíbrio, o ponto inicial é sabermos exatamente as fontes de receita e linhas de despesas ao longo do mês. Para isso, uma simples planilha com os detalhes de cada operação nos mostra exatamente o potencial de sobra de caixa ou as causas da falta de recursos no final do mês”, explica Zanlorenzi.

Com as finanças organizadas, aumentam as chances de ter uma quantia sobrando em sua conta no final do mês. É esse valor que deverá ser usado para a construção da primeira das três contas sugeridas por ele: a reserva de emergência.

Trata-se de um valor que fica investido em produtos seguros e com baixa liquidez, para que possa ser resgatado rapidamente em caso de necessidade – diante de uma demissão ou emergência médica, por exemplo.

“Essa reserva deve obrigatoriamente atender aos critérios de baixíssimo risco, altíssima liquidez e nenhum custo operacional. Um bom exemplo de ativo são os fundos de taxa zero, como o fundo BTG Tesouro Selic Simples”, destaca Zanlorenzi.

Clique aqui para acessar a série online feita por Jerson Zanlorenzi e descubra o caminho mais rápido, prático e seguro para chegar à sua Liberdade Financeira

2. Conta de reserva

 

Respaldado pela reserva de emergência, o investidor já pode começar a se dedicar para a criação de uma reserva de investimentos. Trata-se de uma conta que recebe aportes mensais e cujos valores são reservados para aproveitar possíveis oportunidades de mercado.

Para a construção dessa segunda conta, o especialista destaca investimentos em renda fixa e em fundos de investimento como boas alternativas.

“Nesse caso, as classes de ativos podem ter um pouco mais de prazo, dado que, se houver qualquer emergência e você precisar de dinheiro, poderá resgatar da reserva de emergência. Então, naturalmente, essa segunda conta recebe muito mais aportes do que resgates”, diz Zanlorenzi.

 3. Conta de riqueza

 

A terceira e última etapa da estratégia é descrita por Zanlorenzi como a mais importante no processo de construção de riqueza. Isso porque ela é a principal responsável por impulsionar o aumento de patrimônio do investidor ao longo do tempo.

A construção da conta de riqueza demanda bastante disciplina para a realização de aportes mensais e reinvestimentos dos lucros. Assim, com o passar do tempo, o dinheiro passará a trabalhar a favor do investidor.

“A grande ‘magia’ dessa terceira etapa é que a conta de investimentos não recebe resgates até o dia da sua aposentadoria ou o objetivo completo. Assim, os juros compostos e o reinvestimento de lucros criam o modelo conhecido como ‘bola de neve’ e trazem efeitos magníficos ao longo dos anos”, conclui.

Nos Trilhos da Prosperidade

Pensando em ajudar cada vez mais brasileiros a alcançarem a liberdade financeira por meio de estratégias responsáveis de investimentos, a EXAME Academy preparou a série Nos Trilhos da Prosperidade, uma imersão com Jerson Zanlorenzi no mundo dos investimentos.

Dos dias 8 a 15 de novembro, os participantes terão a oportunidade de participar de um curso gratuito com o especialista do BTG Pactual digital, no qual aprenderão a estratégia usada por Zanlorenzi para cuidar melhor do seu dinheiro e alcançar seus objetivos, como a tão buscada liberdade financeira. As inscrições são gratuitas, a série será totalmente online e os participantes ainda recebem o certificado da Exame Invest.

QUERO PARTICIPAR DA SÉRIE NOS TRILHOS DA PROSPERIDADE PARA APRENDER A ALCANÇAR A LIBERDADE FINANCEIRA E RECEBER O CERTIFICADO DA EXAME INVEST

O que o curso oferece:

Na série, você vai descobrir os 3 grandes erros financeiros que estão levando mais de 72% dos brasileiros ao endividamento, e vai saber como corrigi-los em tempo recorde. Esse é o primeiro passo para transformar definitivamente sua vida financeira.

Quem embarcar no programar, também vai conhecer as principais modalidades de investimento ignoradas por mais de 90% dos brasileiros, que vão tornar a sua jornada rumo à liberdade financeira muito mais tranquila e acessível.

Por fim, o especialista do BTG ainda ensina o plano perfeito para você entrar em ação e assumir o controle da sua vida financeira.

Descubra como investir do jeito certo, aumentando os retornos e reduzindo os riscos, independentemente da sua experiência ou de quanto você tiver disponível para começar.

Dê o primeiro passo rumo à sua liberdade financeira. Inscreva-se na série online e gratuita Nos Trilhos da Prosperidade.

Imagem da Editoria Exame Invest
Isabel Rocha

Repórter da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame