Conta que rende 210% do CDI: é pegadinha? Vale a pena aplicar? | Exame Invest
Minhas Finanças

Conta que rende 210% do CDI: é pegadinha? Vale a pena aplicar?

PUBLICADO EM: 4.2.21 | 6H00
ATUALIZAÇÃO: 1.4.21 | 13H58
Bancos digitais atraem clientes com rendimento acima da média. Mas quanto, de fato, recebem pela aplicação?

Marília Almeida

Repórter da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 3MIN

Nem na Black Friday de 2020 as instituições financeiras ofereceram um rendimento tão grande em CDBs e outras aplicações: na época, o maior rendimento oferecido foi de 162%. Agora, as carteiras digitais PicPay e PagBank vêm chamando a atenção de investidores ao oferecer rendimento até 210% do CDI, muito acima da média oferecida por bancos menores, de 120% do CDI. Para obter a rentabilidade, basta deixar dinheiro na conta ou dar um aceite na aplicação.

Mas, afinal, é pegadinha? Em partes, diz o professor Cristiano Corrêa, professor de finanças do Ibmec. "O PagBank e o PicPay precisam ganhar algo. Como pode pagar 200% sendo que ganham apenas 100%? Não tem segredo. Toda vez que vemos uma aplicação fora da curva é porque alguma coisa tem, geralmente um risco maior."

Quer mais que o vaivém da bolsa? As oportunidades em renda fixa seguem valiosas. Saiba mais na EXAME Research

O PagSeguro PagBank está pagando 200% do CDI por um CDB emitido pela própria empresa de serviços financeiros, com liquidez diária e sem carência. Nesse caso, a aplicação, por ser um CDB, tem garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Questionada, a empresa não informa qual o prazo de vencimento do título, nem para o que está captando o título com esse prêmio de risco.

Conheça as vantagens de se investir em CDB com o material da Exame!


Recomendado para você

No PicPay, o rendimento de 210% do CDI é automático na conta para clientes que tenham a partir de qualquer saldo depositado na carteira digital, no valor de até 250 mil reais. Como instituição de pagamentos, o PicPay é obrigado a manter todo o saldo dos clientes investidos em títulos públicos federais ou recolhidos no Banco Central. Essa legislação dispensa a necessidade do FGC, segundo a empresa. Para garantir o rendimento mais alto, a aplicação é complementada com recursos próprios da empresa.

Rendimento pífio

O fato é que o rendimento, em ambos o casos, para quem tem pouco dinheiro em conta, será pífio, especialmente no caso do PicPay, no qual o alto rendimento se extingue junto com o final da promoção, que é válida até o fim deste mês. Afinal, o CDI, hoje, rende apenas 0,16% por mês, e a operação, no caso do PicPay, é de curtíssimo prazo.

Segundo simulação feita por Corrêa, se alguém deixar 1 mil reais aplicado. durante um mês, e retirar o valor, incidirá sobre o rendimento a tabela regressiva do Imposto de Renda. Nesse período a alíquota é de 22,5%. Ou seja, liquido do imposto, o rendimento de 210% do CDI sobre o valor será de apenas 2,68 reais (renderia 1,07 real a 100% do CDI). Se o vencimento for em três meses, o rendimento será de 8,06 reais.

Pensando na regra máxima definida pela carteira digital, que proporciona o rendimento para quem tem até 250 mil na conta, nesse caso, em um mês é possível ganhar 669,69 reais. Ou seja, esse será o rendimento máximo.

Sabia que a velha poupança bateu recorde na pandemia? É o jeito certo de começar a poupar? Aprenda na EXAME Academy

Caso o dinheiro fique aplicado por menos de 30 dias há ainda a cobrança da tabela regressiva do IOF. O tributo pode pode chegar a 96% do valor do rendimento, caso a quantia fique apenas um dia aplicada. O rendimento de um CDB só será maior no caso de aplicações de mais 720 dias. E se a aplicação for composta por títulos públicos, incide da mesma forma.

O CDB de alto rendimento do PagBank é tratado como uma aplicação, e não como rendimento automático da conta. A regra de rendimento automático na conta do PagBank é de 100% do CDI sobre o saldo de até 1 mil reais e 5% sobre o saldo acima de 1 mil reais, desde que não seja utilizado por um mês. Então, para atingir o rendimento de 200% do CDI, é preciso concordar com a aplicação em separado no CDB.

 

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

 


Leia também

Marília Almeida

Repórter da Exame


Compartilhe nas redes sociais