MERCADOS

Dados de inflação podem fazer Fed rever política de juros, diz Laatus

PUBLICADO EM: 12.5.21 | 8H47
Em Abertura de Mercado desta quarta, o estrategista-chefe do Grupo Laatus diz que inflação abaixo da esperada deve ser positiva para as bolsas e derrubar o dólar
Federal Reserve Chair Jerome Powell holds a News Conference

Jerome Powell: presidente do Federal Reserve (REUTERS)

Foto de Guilherme Guilherme da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Guilherme Guilherme

Repórter de mercado | guilherme.guilherme@exame.com



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 1MIN

O Estados Unidos divulgam nesta quarta-feira, 12, seu principal indicador de inflação, o índice de preço ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) e as expectativas para o resultado estão altas no mercado.

De acordo com estimativas de economistas americanos, o CPI mensal deve apresentar alta de 0,2%, enquanto o anual deve subir de 2,6% para 3,6%. A forte alta anual é esperada tendo em vista que a deflação de 0,8% de abril do ano passado será deixada de fora do cálculo do acumulado de 12 meses.

De acordo com o estrategista-chefe e sócio-proprietário do Grupo Laatus, Jefferson Laatus, dados abaixo do esperado devem fazer o mercado reagir positivamente, com bolsas em alta e o dólar em queda. O contrário, diz ele, deve acontecer se a inflação americana superar as expectativas.

"Estamos em uma fase em que o bom é ruim. Em teoria, a inflação é devido ao crescimento. Mas dados de inflação mais fortes vão fazer com que o Federal Reserve (Fed, banco central americano) acelere a sua política de cortes de estímulo e também repense sua paciência", disse Laatus na Abertura de Mercado desta quarta.

"O mercado está muito de olho nessa questão da inflação, principalmente para saber como será a reação do banco central americano em cima desses fatores, com uma possível aceleração na política de corte de estímulos e alta de juros. Só a fala do Jerome Powell (presidente do Fed) de que será paciente [com a inflação] já não acalma o mercado", afirmou.

Foto de Guilherme Guilherme da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Guilherme Guilherme

Repórter de mercado | guilherme.guilherme@exame.com


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame