Daytraders do Reddit celebram independência, mas enriquecem bilionários | Exame Invest
Exame Invest
MERCADOS

Daytraders do Reddit celebram independência, mas enriquecem bilionários

PUBLICADO EM: 28.1.21 | 12H13
ATUALIZAÇÃO: 28.1.21 | 12H14
Plataforma ganhou notoriedade com o caso GameStop, em que pequenos investidores conseguiram e causar perdas a investidores tradicionais do mercado
Reddit chega a 52 milhões de usuários diários

Os day traders do Reddit têm se dedicado a ações que estavam na mira de quem aposta na queda dos papéis (SOPA Images/LightRocket via Gett)

Foto de Beatriz Quesada da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Beatriz Quesada

Repórter especializada na cobertura de mercados. Formada pela ECA-USP, passou pelas redações da revista Capital Aberto e rádio BandNews FM.



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

(Bloomberg) Daytraders reunidos na plataforma Reddit — que se consideram combatentes do status quo ao caçar ações vendidas a descoberto — acabaram aumentando a fortuna de alguns bilionários.

Aprenda a cuidar melhor de seu dinheiro, sem complicações. Conte com a assessoria especializada do BTG Pactual Digital

Larry Chen, presidente e CEO da GSX Techedu, viu seu patrimônio líquido crescer 4,2 bilhões de dólares na quarta-feira quando os papéis da companhia de ensino online sediada em Pequim saltaram 36%. A fortuna dele chegou a 15,6 bilhões de dólares no Bloomberg Billionaires Index.

Seu conterrâneo Wang Jianlin teve o patrimônio ampliado em 773 milhões de dólares por meio da participação na AMC Entertainment Holdings. Um enorme movimento de operadores independentes de bolsa fez com que a ação subisse 310%, apesar da queda do mercado como um todo. Fundos de hedge como o Mudrick Capital, que detinha 4,6 milhões de ações na rede de cinemas em 4 de janeiro, também saíram ganhando.

Ryan Cohen, cofundador da Chewy, ficou 1,8 bilhão de dólares mais rico graças à participação na varejista de videogames GameStop, cuja ação avançou mais de 1.700% apenas neste ano. Donald Foss, fundador da financiadora de veículos Credit Acceptance, é dono de uma fatia na GameStop que hoje vale cerca de 1,2 bilhão de dólares, de acordo com o índice compilado pela Bloomberg.

No caso da GameStop, um grupo de usuários do fórum online Reddit conseguiu mudar a trajetória das ações da varejista e causar perdas a investidores tradicionais do mercado financeiro, que ultrapassaram 1 bilhão de dólares em um único pregão.

Até a CEO da Tootsie Roll Industries se deu bem. A fortuna de Ellen Gordon cresceu 185 milhões de dólares após as ações da fabricante de doces e confeitos baterem recorde. O fundador da National Beverage, Nick Caporella, viu seu patrimônio líquido aumentar 1,8 bilhão de dólares para 6,8 bilhões de dólares após as ações da dona da marca de água gaseificada LaCroix saltarem 40%.

Os day traders têm se dedicado a ações que estavam na mira de quem aposta na queda dos papéis. Com isso, ações que estavam vendidas a descoberto acabaram subindo para os maiores níveis em registro. A alta astronômica na ação da GameStop já abalou investidores institucionais e a Melvin Capital foi obrigada a liquidar sua posição vendida na quarta-feira.

A busca por ações com enorme posicionamento de vendas a descoberto é liderada por um fórum da plataforma Reddit chamado WallStreetBets, com 2,8 milhões de integrantes. Alguns deles assumiram uma postura mais ativista, contextualizando a iniciativa como uma forma de combater problemas sociais como a desigualdade financeira e a distribuição injusta de recursos entre gerações.

Com a colaboração de Tom Maloney e Devon Pendleton


Recomendado para você


Leia também

Foto de Beatriz Quesada da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Beatriz Quesada

Repórter especializada na cobertura de mercados. Formada pela ECA-USP, passou pelas redações da revista Capital Aberto e rádio BandNews FM.


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame