Exame Invest
Onde Investir

Disputada por gestoras famosas, Comerc faz IPO; vale a pena investir?

PUBLICADO EM: 7.10.21 | 16H34
ATUALIZAÇÃO: 7.10.21 | 16H54
Empresa de energia pode levantar mais de 1,5 bilhão de reais na bolsa, e teve como "investidores âncora" sete gestoras, entre elas a Verde, Atmos e Itaú Asset.

Comerc Energia pode levantar cerca de 1,5 bilhão de reais em estreia na bolsa brasileira

Imagem da Editoria Exame Invest
Da Redação

Repórter da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

A Comerc, empresa que atua na comercialização e geração de energia, vai estrear na bolsa na próxima quarta-feira, dia 13 de outubro. A precificação dos papeis da companhia acontecerá amanhã, dia 8, mas de acordo com as informações do prospecto do IPO, a operação pode movimentar cerca de 1,5 bilhão de reais.

Fundada há 20 anos como uma comercializadora de energia, a Comerc expandiu sua atuação para outros setores, como a prestação de consultoria para geradoras e distribuidoras, migração de companhias para o mercado de gás e a gestão de projetos renováveis para empresas que desejam gerar a própria energia.

O tíquer (código de negociação) da Comerc será COMR3, e a empresa deve estrear já na categoria de Novo Mercado da B3, que reúne as companhias com os melhores níveis de governança.

Como investir na Comerc?

O intervalo indicativo do preço do papel ficou entre 16,87 reais e 18,56 reais. De acordo com o prospecto, quase 90 milhões de ações serão ofertadas, e a operação pode ter um lote adicional equivalente a 35% desse volume, caso haja demanda.

A coluna Broadcast, do Estadão, reportou que quase 90% das ações do lote inicial já teriam sido garantidas a investidores institucionais. O prospecto diz que sete gestoras de investimentos entrarão na oferta como investidores âncoras -- são elas: Atmos, Núcleo, Verde Asset, Brasil Capital, Itaú, Truxt e Neo.

O investidor de varejo que desejar entrar no IPO da Comerc deve fazer o pedido de reserva de ações para o seu banco ou corretoracorretora até hoje, quinta-feira, dia 7 de outubro. O valor mínimo de investimento é de 3 mil reais.

A maior parte dos recursos levantados na oferta de ações (80% do total) será direcionada para a expansão de projetos de geração centralizada de energia -- ou seja, para a construção de usinas de grande porte.

Em 2020, a Comerc registrou uma receita operacional líquida de 834 milhões de reais -- valor 5% maior que o registrado em 2019 e 270% maior que o registrado em 2018. Nos primeiros seis meses de 2021, o faturamento saltou para 1,6 bilhão de reais, mas a empresa reportou um prejuízo de 29 milhões de reais, decorrente da incorporação de novas empresas ao grupo controlador.

Imagem da Editoria Exame Invest
Da Redação

Repórter da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame