Minhas Finanças

Dupla Sena de Páscoa vai sortear R$ 30 milhões; o que fazer com a bolada?

PUBLICADO EM: 3.4.21 | 14H58
ATUALIZAÇÃO: 5.4.21 | 12H26
Ficar rico do dia para a noite é sonho da maioria dos brasileiros, mas não faltam exemplos de quem ganhou muito dinheiro e acabou com nada. Planejadora dá 6 dicas para cuidar da bolada
dinheiro istock

Mega Sena de Páscoa vai sortear 30 milhões de reais no próximo dia 17 de abril

Foto de Bianca Alvarenga da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Bianca Alvarenga

Repórter especializada em finanças pessoais e investimentos, passou pelas redações de Veja, Folha de S. Paulo e 6 Minutos.



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 4MIN

O sorteio especial da Dupla Sena de Páscoa não acontecerá no sábado de Páscoa, como é em todos os anos, em razão das medidas de restrição para conter a pandemia do coronavírus. O mais novo milionário da loteria será conhecido no dia 17 de abril, quando o prêmio, estimado em 30 milhões de reais, será distribuído.

Quer mudar de carreira e não sabe por onde começar? Conheça as Jornadas de Finanças e Negócios

Ficar rico do dia para a noite é sonho de 10 em cada 10 brasileiros. Ainda que estatisticamente a chance de ganhar na loteria seja menor do que a de ser atingido por um raio, milhares de pessoas seguem comprando bilhetes na expectativa de mudar radicalmente a própria situação financeira.

Tirar a sorte grande e acertar os números da loteria é difícil, mas sonhar não custa nada. Atire a primeira pedra quem nunca se pegou imaginando o que faria com uma conta bancária recheada. Viajar o mundo, comprar uma casa, ajudar o próximo -- são infinitos sonhos, cuja realização depende do dinheiro.

Mas qual o manual a ser seguido por quem ganha uma bolada do dia para a noite? Como atingir o equilíbrio entre realizar sonhos e garantir que o dinheiro não acabe? A EXAME Invest falou com a planejadora financeira Maristela Gorayb, da associação Planejar, para saber quais são as dicas para os novos milionários.

1. Realize sonhos

É importante ter consciência de que qualquer quantia de dinheiro é finita -- ou seja, mesmo quem ganha milhões e milhões de reais pode acabar sem nada, se não tiver parcimônia. Mas não desfrutar do dinheiro e guardar tudo que foi acumulado também não é a melhor forma de lidar com a nova riqueza.

"Realize alguns pequenos prazeres para comemorar a conquista, mas antes de tomar qualquer atitude é importante fazer uma reflexão profunda sobre o que é realmente importante", recomenda Maristela, da Planejar.

2. Só compre o que puder manter

O planejamento é importante para que os sonhos sejam sustentáveis. Comprar um jatinho ou uma mansão pode ser tentador à primeira vista, mas é necessário lembrar que tais bens têm um custo contínuo -- impostos, taxas e manutenção.

O mesmo vale para bens comprados para familiares. "Ser feliz sozinho não tem graça, é natural querer felicidade de quem está à volta. Mas antes de decidir comprar uma casa para um irmão, por exemplo, é importante pensar se ele tem condições financeiras para manter aquele bem", lembra a planejadora.

3. Pense em quem você deseja ser

Ganhar uma bolada aos 20 anos e aos 70 anos é completamente diferente. A fase de vida é determinante para o uso do dinheiro.

"Uma pessoa de 20 anos que ganhar 1 milhão de reais precisará se sustentar por mais 70 anos, ou 840 meses. Se dividirmos o dinheiro pelo tempo, estamos falando de uma renda extra de apenas 1 salário mínimo por mês", lembra Maristela.

É claro que o volume de recursos é importante, mas qualquer dinheiro pode ser mal empregado se não houver planejamento.

4. Empreender ou investir? Depende do seu perfil

"Tomar a decisão de abrir um negócio ou investir os recursos dependerá do perfil do dono do dinheiro", orienta a planejadora.

Quem tiver o desejo de abrir um negócio deve buscar as ferramentas para isso, mas é importante que a decisão de empreender não signifique gastar todo o dinheiro acumulado.

Maristela recomenda que o valor empenhado não represente mais do que um terço do total. O valor restante deve servir de reserva, para caso os planos não sejam bem-sucedidos.

4. Diversifique

Diversificação de recursos é a regra de ouro de qualquer investidor, e serve também para quem ficou rico do dia para a noite. Mesmo que a decisão seja a de empreender, é importante que o novo negócio não seja a única fonte de renda e de multiplicação de patrimônio.

"A alocação em produtos financeiros deve ser alinhada aos objetivos e ao apetite ao risco de cada um. Se o dono do dinheiro for mais conservador, então o propósito deve ser o de preservar o capital e gerar renda. Se ele for mais arrojado, o objetivo pode ser o de multiplicar o dinheiro. Mas sempre com diversificação e com a orientação de um profissional", recomenda a Maristela, da Planejar.

5. Cuidado com as armadilhas

A promessa de dinheiro fácil está presente em diversos lugares, mas quando se tem dinheiro na mão o número de ciladas é ainda maior. Desconfie de quem promete milagres em troca de parte ou de todo o recurso recém-adquirido.

"Cuidado para não cair nas armadilhas e em ofertas mirabolantes. O ideal é se cercar de pessoas confiáveis", lembra Maristela.

6. Dinheiro precisa de cuidado

O último e mais importante conselho é: cuide do seu dinheiro. Sejam poucos centavos ou milhões de reais na conta, qualquer valor pode ser insuficiente se não houver atenção para o uso dos recursos.

"Um grande prêmio de loteria, de dezenas ou centenas de milhões de reais, pode parecer mais do que suficiente para cumprir todos os desejos de qualquer um, mas não faltam casos de pessoas que ganharam muito e acabaram com nada", alerta a planejadora financeira.

Entender que qualquer quantia é finita e que as decisões de agora têm impacto duradouro são um bom passo para planejar o empenho do próprio dinheiro -- seja ele um prêmio de loteria, uma herança ou até um bônus do trabalho.

Foto de Bianca Alvarenga da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Bianca Alvarenga

Repórter especializada em finanças pessoais e investimentos, passou pelas redações de Veja, Folha de S. Paulo e 6 Minutos.


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame