Exame Invest
Academy

E-book: analistas do BTG explicam como ler o balanço de uma empresa

PUBLICADO EM: 23.7.21 | 15H52
ATUALIZAÇÃO: 26.7.21 | 12H41
Os dados apresentados pelas empresas a cada trimestre ditam o rumo das companhias no mercado. Aprenda a identificar as melhores oportunidades
balanço empresas

É importante que o investidor iniciante entenda o conceito de cada indicador presente nas demonstrações financeiras

Imagem da Editoria Exame Invest
Da Redação

Repórter da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

A divulgação de resultados referentes ao segundo trimestre de 2021 começou na última terça-feira, 20. Os dados são importantes para os investidores entenderem o que influenciou o desempenho das empresas no período de abril a junho deste ano, além de dar um panorama para os próximos meses.

Com a volta à normalidade cada vez mais próxima, considerando o avanço da vacinação em todo o mundo, a expectativa é de que empresas de todos os setores apresentem uma melhora em relação aos trimestres anteriores.

Aprenda com Mestres e Doutores da USP. Saiba mais sobre o Executive MBA em Valuation e Análise Financeira

Para quem investe, mas ainda se considera leigo no assunto, o primeiro passo é entender o conceito de cada indicador presente nas demonstrações financeiras e as suas diferenças. Isso porque a performance de uma empresa na bolsa de valores está muito ligada no curto e, principalmente, no longo prazo, aos números que a companhia apresenta.

O “balanço” apresentado durante a temporada de divulgação consiste, na verdade, nas demonstrações financeiras, que é o documento que une o balanço patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), dois relatórios distintos.

No balanço patrimonial, é possível fazer o levantamento de ativos e passivos, enquanto a DRE apresenta a relação de receitas e despesas. Dito isso, muitas dúvidas aparecem, como por exemplo:

  • Qual é mais importante?
  • O que é preciso dar mais atenção em cada um?
  • Quais indicadores são essenciais?
  • Como acompanhar a evolução de uma companhia a partir do DRE e do balanço?

Para responder a todas essas perguntas, a EXAME criou o e-book “Indicadores de valor: como ler o balanço de uma empresa”, totalmente gratuito, em que analistas do BTG Pactual explicam como ler um balanço de uma empresa. Os especialistas também ensinam quais são os principais indicadores de um balanço patrimonial e a diferença de um balanço para um D.R.E (Demonstrativo do Resultado do Exercício).

Imagem da Editoria Exame Invest
Da Redação

Repórter da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame