É hora de comprar ações de shoppings? O que dizem analistas | Exame Invest
MERCADOS

É hora de comprar ações de shoppings? O que dizem analistas

PUBLICADO EM: 17.2.21 | 9H07
ATUALIZAÇÃO: 17.2.21 | 20H01
Resultado da Multiplan sinaliza contínua recuperação do setor, que deve estar entre os mais beneficiados pelo tão esperado controle da pandemia e a retomada da economia

Guilherme Guilherme

Jornalista especializado em cobertura de Mercados. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo.



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

Empresas de um dos setores mais atingidos pelas restrições impostas pela pandemia, as administradoras de shopping centers estão entre as principais apostas do mercado para aproveitar a esperada volta à “normalidade”, com o avanço da vacinação em massa. Para as ações da maior empresa do ramo, a Multiplan (MULT3), analistas da EXAME Invest Pro e do BTG Pactual projetam potencial de alta de 35,6% e 45%, respectivamente.

Quer saber mais sobre ações de shopping centers? Confira a live com os melhores analistas do mercado

Ainda se recuperando do período de maior isolamento, o resultado operacional da companhia, divulgado na última semana, caiu 23,8% no quarto trimestre, encerrando o ano com queda de 20,6%. Por outro lado, o fluxo de caixa operacional ajustado (FFO, na sigla em inglês) cresceu 37% para 1,05 bilhão de reais.

“Hoje, portanto, as ações da Multiplan estão sendo negociadas a um P/FFO de 12,1 vezes, 27% descontadas ao múltiplo do final de 2019. Parece que existe uma assimetria favorável caso a retomada da atividade ocorra de forma mais acelerada”, afirma em relatório Luis Fernando Mollo, analista da Exame Invest Pro.

Analistas do BTG ainda ressaltam que a empresa vem apresentando melhoras de forma contínua, com as vendas nas mesmas lojas ficando apenas 15,1% menores que as do quarto trimestre de 2019. Em alguns shoppings, inclusive, as vendas totais superaram as do quarto trimestre de 2019, como no Village Mall e no Parque Shopping Maceió.

Mas ainda que veja potencial de alta nas ações da Multiplan, analistas do BTG preferem os papéis Iguatemi (IGTA3) para os quais projetam potencial valorização de 45,7%. A expectativa deles, é que queda de vendas nas mesmas lojas seja ainda menor no Iguatemi, com redução de apenas 11% em relação ao quarto trimestre de 2019. A previsão é de que o resultado saia no dia 4 de março.

Já a EXAME Invest Pro, que tem recomendação de compra para a Multiplan, também vê com otimismo os papéis da Aliansce Sonae (ALSO3). Presente na carteira recomendada de Small Caps, analistas da casa acreditam em um potencial de alta de 39,5%. Isso com base em "premissas consideradas conservadoras"

No ano, as ações da Multiplan, Iguatemi e Aliansce Sonae acumulam respectivas perdas de 9%, 5,8% e 6,6%, impulsionadas pelas novas medidas de isolamento para conter o coronavírus e suas variantes. Novas restrições seguem como um dos principais riscos para todo o setor.


Leia também

Guilherme Guilherme

Jornalista especializado em cobertura de Mercados. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo.


Compartilhe nas redes sociais