Exame Invest
Academy

Este é o principal erro de quem investe em fundos imobiliários

PUBLICADO EM: 27.8.21 | 17H21
ATUALIZAÇÃO: 27.8.21 | 17H56
Professor do EXAME Academy explica qual é e como evitar o erro mais comum no mercado de investimento imobiliário. Confira
Este é o principal erro de quem investe em fundos imobiliários

(Getty Images/iStockphoto)

Imagem da Editoria Exame Invest
Isabel Rocha

Repórter da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 3MIN

Se você se interessa por fundos imobiliários provavelmente já se deparou com conteúdos que prometem ensinar atalhos para ganhar dinheiro com eles na internet. Mas a verdade é que, assim como qualquer investimento, não há fórmula mágica para lucrar com FIIs – e o caminho mais seguro envolve muito estudo, aprofundamento no tema e dedicação.

Descubra tudo o que você precisa saber para  investir em fundos imobiliários com autonomia e segurança

Por outro lado, entender o que não se deve fazer ao investir neste mercado é uma tarefa mais fácil – e pode ser bastante eficiente no sentido de evitar que você tome decisões equivocadas que levem a perda de patrimônio. Não à toa, Warren Buffett declarou: “Um investidor precisa fazer poucas coisas certas, contanto que consiga evitar grandes erros”.

Pensando nisso, a EXAME Invest pediu a ajuda de Arthur Vieira de Moraes, que é especialista em FIIs,  para entender qual é (e como evitar) o principal erro dos investidores nesse mercado. Veja abaixo.

A rentabilidade como critério de escolha

 

Qualquer investidor que opere em renda variável já ouviu que “rentabilidade passada não garante rentabilidade futura”. Ainda assim, muitas pessoas insistem em escolher ativos tendo apenas essa informação como base.

No caso dos FIIs, por exemplo, é comum que investidores novatos escolham o fundo usando o dividend yield  (proporção entre o preço pago por cada cota comprada e o rendimento recebido) como referência. “Esse é um erro bobo, mas as pessoas repetem o tempo todo”, afirma Moraes.

Ele explica que, ainda que não tenha nada de errado em querer investir naquilo que rende mais, utilizar apenas esse indicador como critério seria o mesmo que aceitar uma oferta de emprego tendo como base apenas a proposta salarial – mas sem saber nada sobre a empresa contratante, sua localização, a função que irá desempenhar ou perspectivas de crescimento dentro da companhia.

“Você toparia essa oferta de emprego? Claro que não. Então por que no mercado financeiro seria diferente? Esse é o problema de escolher um fundo com base em sua rentabilidade: você não tem a menor ideia de no que investiu. Quais são os ativos desse fundo? São ativos imobiliários ou são ativos de renda fixa atrelados ao mercado imobiliário? Se ele tem imóveis, que tipos de imóveis são esses? Shoppings, galpões de logística ou imóveis residenciais? Quem faz a gestão desses ativos? Tudo isso precisa ser levado em consideração”, diz.

Vale lembrar que todas essas informações podem ser encontradas nos relatórios gerenciais dos FIIs, que são disponibilizados mensalmente pelos aos investidores

Como escolher um fundo imobiliário

 

Se a rentabilidade, sozinha, não pode ser utilizada como critério de seleção, a qualidade do patrimônio, por outro lado, é um ótimo indicativo para orientar essa escolha. Isso porque, mesmo que não sejam os mais rentáveis do momento, os fundos com um bom patrimônio têm maiores chances de gerar renda consistente no longo prazo.

“Quando você compra uma cota de um fundo imobiliário, está comprando a menor parte divisível do patrimônio daquele fundo. É por isso que olhar para o patrimônio é tão importante”, explica.

Aprenda a escolher bons fundos imobiliários com o professor Arthur Vieira de Moraes. Cadastre-se na próxima turma do curso Construindo Renda Com FIIs

É claro que, para fazer essa análise com mais propriedade e assertividade, ter um conhecimento mais aprofundado sobre o funcionamento do mercado de fundos imobiliários é importante. “Ninguém nasce sabendo, mas há muitas oportunidades de ir adquirindo esse conhecimento aos poucos”, finaliza.

Construindo Renda com FIIs

 

Foi pensando nisso que a EXAME Academy desenvolveu o Construindo Renda com FIIs, um curso virtual com 15 horas de conteúdos exclusivos sobre o universo dos fundos imobiliários.

Quero garantir a minha vaga!

Ministrado pelo professor Moraes, o curso é composto de quatro módulos e, para acompanhar o dinamismo do mercado, traz entrevistas com renomados profissionais e tem seus conteúdos atualizados a cada trimestre. 

Imagem da Editoria Exame Invest
Isabel Rocha

Repórter da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame