Exame Invest
BTG Insights

NFTs em ascensão: como ganhar dinheiro com essa tendência global?

PUBLICADO EM: 25.11.21 | 10H00
ATUALIZAÇÃO: 25.11.21 | 10H13
Com mercado aquecido, tokens não fungíveis chamam a atenção de quem visa potencializar ganhos e diversificar a carteira. Descubra como investir no setor

(Getty Images)

Imagem da Editoria Exame Invest
Isabel Rocha

Repórter da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 3MIN

Quando o blockchain foi criado, em meados de 2008, ele já anunciava o início de uma revolução na forma com que as pessoas se relacionavam com o dinheiro. Mas ninguém poderia imaginar que, pouco mais de uma década depois, a tecnologia possibilitaria a criação de um criptoativo capaz de garantir a originalidade (e viabilizar a negociação virtual) de qualquer tipo de item – de vídeos icônicos do esporte a obras de arte.

Hoje, não só é possível fazer isso, como já tem gente ganhando bilhões com esse mercado.

Clique aqui e descubra como investir com segurança em um dos mercados mais promissores do mundo

Estamos falando dos NFTs (sigla em inglês para “tokens não-fungíveis”), os criptoativos colecionáveis e exclusivos que, ao longo dos últimos meses, se tornaram uma das principais tendências no mundo dos investimentos. Não à toa, o Dicionário Collins elegeu, nesta terça-feira, 23, “NFT” como a Palavra do Ano.

(Twitter/Reprodução)

 

Para se ter uma ideia do potencial destes ativos digitais, basta olhar para os números. As vendas de NFTs aumentaram 55% em 2021 em comparação com o ano passado – com algumas gamecoins (criptoativos que fazem parte da categoria) chegando a valorizar mais de 11.000% apenas nos nove primeiros meses do ano.

(EXAME/Reprodução)

A indústria dos games

 

Por falar em gamecoins, está aí uma das principais tendências do setor. Responsável por atrair a atenção de milhares de investidores para o universo dos games, os jogos virtuais que pagam usuários para jogar por meio de criptomoedas, tokens e NFTs se popularizaram de maneira acelerada desde o início da pandemia. Isso porque alguns destes criptoativos valorizaram tanto, que chegaram a entregar retornos ainda mais expressivos que os do bitcoin.

Um bom exemplo vem da AXS, criptomoeda oferecida como recompensa no jogo Axie Infinity, que já gerou mais de US$ 2,5 bilhões em volume de negócios. De acordo com um levantamento recente, a criptomoeda subiu mais de 100.000% desde o ano passado.

Não à toa, algumas das maiores empresas produtoras de jogos eletrônicos do mundo já deram indícios de quererem entrar neste mercado. Em uma conferência realizada nesta semana, o CEO da Eletronic Arts (EA), Andrew Wilson, afirmou que os NFTs e os games do gênero play-to-earn “são uma parte importante do futuro da indústria”.

Mas, afinal, como investir em NFTs?

 

Por mais promissor que este mercado tenha se tornado, a verdade é que, até pouco tempo atrás, a experiência de investir em NFT não era das mais agradáveis para o público brasileiro.

Isso porque, sem outras alternativas, o investidor precisava estar disposto a encarar toda a burocracia necessária para abrir conta em uma exchange internacional – e a depender exclusivamente do inglês para entrar em contato com o suporte caso tivesse qualquer dúvida. Recentemente, essa realidade mudou.

De olho na crescente relevância do mercado de NFTs e visando proporcionar uma experiência cada vez mais completa aos investidores brasileiros, o BTG Pactual digital lançou, no segundo semestre deste ano, o Coin NFT, o primeiro fundo de NFTs para o pequeno investidor do país.

Invista no primeiro fundo de NFT do Brasil com respaldo do maior banco de investimentos da América Latina. Abra sua conta no BTG Pactual digital

Com o objetivo de capturar valorizações neste mercado promissor, o fundo possui uma alocação sofisticada, com 20% em NFTs e gamecoins e 80% em swaps de ETFs de criptoativos. O valor mínimo para investir é 1000 reais e a taxa de administração é de 0,50% ao ano. Já a liquidez é de cinco dias corridos até a cotização + dois dias úteis para o pagamento

De acordo com o banco, o Coin NFT é indicado para quem:

  1. Já investe e possui reserva de emergência;
  2. Possui o perfil de investidor moderado;
  3. Entende que o mercado volátil pode entregar retornos acima da média;
  4. Quer diversificar com potencial de capturar grandes valorizações sem deixar de lado a segurança de contar com profissionais.

                              Quero investir no Coin NFT

 

Imagem da Editoria Exame Invest
Isabel Rocha

Repórter da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame