Exame Invest
Academy

Onde investir no pós-pandemia? Jerson Zanlorenzi, do BTG Pactual, responde

PUBLICADO EM: 13.10.21 | 19H04
ATUALIZAÇÃO: 13.10.21 | 19H05
Confira os melhores setores para aplicar seu patrimônio em renda variável durante esta retomada econômica pós-Covid
pandemia - investir

Investimentos: atual queda da bolsa de valores pode representar oportunidade (Getty Images)

Imagem da Editoria Exame Invest
Da Redação

Repórter da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 3MIN

Não é novidade que a pandemia de covid-19 impactou fortemente a economia global e, consequentemente, a doméstica. O nível de atividade colapsou no Brasil com as medidas necessárias de prevenção contra o vírus. Dessa forma, os comércios foram restringidos, as produções das indústrias de diversas frentes diminuíram, shopping centers fecharam temporariamente e o consumo caiu.

Como resultado, as empresas de varejo, aviação, turismo, entre outras, perderam demanda, o que refletiu diretamente na bolsa de valores. “Pessoas com medo consomem menos e preservam mais seu capital, com receio de perder seu emprego ou algo do tipo. Então, o que aconteceu? O colapso da atividade. Na economia, alguns setores se prejudicam e outros são favorecidos”, afirma Jerson Zanlorenzi, responsável pela mesa de renda variável do BTG Pactual.

Apesar de tudo isso, e da bolsa de valores brasileira não estar vivendo um de seus melhores momentos, é nas horas de grande volatilidade e risco que costumam aparecer as melhores oportunidades.

“Durante a crise, o que subiu na bolsa foram as commodities e as empresas online (e-commerce). Esses dois setores seguraram a retomada da bolsa aqui. Olhando a foto hoje, as commodities estão negociando em alta e outros setores estão bem mais descontados, como shopping centers, lojas físicas e empresas de consumo”, afirma Zanlorenzi.

Onde investir no pós-pandemia

O especialista Jerson Zanlorenzi criou recentemente em parceria com a EXAME Academy um grupo fechado onde compartilha diariamente diversas dicas de investimentos e de planejamento financeiro. Se você possui interesse nesse tipo de conteúdo exclusivo, tem até o dia 18 de outubro para participar do grupo e dar um passo maior em busca da sua independência financeira.

De acordo com o especialista em renda variável do BTG Pactual, olhando para o preço das ações, é importante ter atenção redobrada com as empresas que ficaram mais descontadas após o início da pandemia.

“Agora elas vão começar a retomar as operações. O Brasil avançou bastante na vacinação, reduziu muito as restrições sociais, e isso vai gerar a retomada de lucro e de resultado para essas companhias”, pontua Zanlorenzi.

Chamada de the reopening trade, esta recuperação das empresas aconteceu nos Estados Unidos com a reabertura econômica. O “reopening trade” é, em suma, volta de boa performance das empresas que estavam pressionadas.

“Vale a pena ficar de olho nos setores que estão mais pressionados como: bancos, shopping centers, consumo e varejo físico. Então fiquem de olho nesses papéis, que olhando preço (lucro) estão mais descontados, então tem mais potencial”, destaca Zanlorenzi.

Outra dica do especialista que possui mais de dez anos de experiência no mercado financeiro é o investimento em títulos atrelados à inflação. Segundo ele, é importante ter investimentos desse tipo no Brasil para não perder poder de compra. “Essa dica é valiosíssima para estar posicionado nesse cenário de retomada econômica”, afirma.

Construindo Riqueza

O grupo exclusivo da Jornada Construindo Riqueza termina no dia 18 de outubro, mas a jornada está só no começo. Isso porque, após este dia, terá início o programa Construindo Riqueza, que consiste em um curso, ministrado por Jerson Zanlorenzi, para quem quer aprender a montar o portfólio de investimentos com foco no longo prazo, diversificar a carteira e realizar a alocação de recursos do jeito mais equilibrado e, assim, conquistar a independência financeira.

A Jornada Construindo Riqueza é uma ótima oportunidade para quem busca conhecimento com especialistas renomados do mercado. Jerson Zanlorenzi é o head da mesa de ações e derivativos do BTG Pactual e tem mais de dez anos de experiência no mercado financeiro.

Formado em Administração e Ciências Contábeis pelo IBMEC-RJ, Zanlorenzi é idealizador do Morning Call do BTG Pactual, que traz as principais notícias do mercado pela manhã e possui mais de dois milhões de visualizações nas redes sociais. Para aprender tudo sobre estratégias de investimento, basta dar o primeiro passo clicando aqui.

Imagem da Editoria Exame Invest
Da Redação

Repórter da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame