Exame Invest
Minhas Finanças

Onde os brasileiros estão comprando na Black Friday, segundo o Itaú

PUBLICADO EM: 26.11.20 | 16H56
Dados do Itaú Unibanco apontam que os brasileiros mudaram o hábito de consumo nesta Black Friday na comparação com o evento do ano passado
Black Friday Cashback

Black Friday: as compras em lojas de departamento e varejo em geral cresceram 19% (Getty Images)

Foto de Karla Mamona da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Karla Mamona

Repórter da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

A tão esperada Black Friday acontece amanhã, dia 27. Mas muitas empresas anteciparam as promoções e fizeram os consumidores abrirem as carteiras durante o mês de novembro. 

O Itaú Unibanco analisou o comportamento do consumidor durante as últimas semanas e concluiu que as movimentações com cartão de crédito às vésperas da Black Friday reforçam alterações no comportamento de consumo em relação à 2019. 

Dados levantados pela área de cartões do banco apontaram que houve aumento principalmente nos segmentos relacionados ao bem-estar em casa. As compras em lojas de departamento e varejo em geral cresceram 19%, seguido por eletroeletrônicos e informática (15%) e materiais de construção (12%). 

Já as compras relacionadas a viagens foram os que mais reduziram, queda de 53%. Para alguns segmentos, as compras online se tornaram ainda mais importantes. No mesmo período de novembro de 2019, apenas 11% das compras em restaurantes eram feitas por e-commerce, já em 2020 respondem por 26% do total. Nas lojas de roupas, a representatividade de vendas dos canais online dobrou para 22%, no mesmo período analisado.  

O Itaú destacou ainda que uso do cartão virtual entre os clientes dobrou. “O consumidor precisa se acostumar a usar cada vez mais o cartão virtual como primeira opção para compras na internet, porque é um meio mais seguro e a chance de sofrer uma fraude se torna 10x menor” diz Fernando Amaral, diretor de produtos e planejamento de cartões do banco. 

Segurança

Sobre segurança ao realizar as compras, o Itaú listou algumas dicas para ajudar o consumidor. Veja abaixo:  

  1. Garanta que o cartão esteja desbloqueado para uso, caso seja novo
  2. Atenção redobrada na digitação dos dados (número do cartão, nome do portador, data de validade e código de segurança) 
  3. Não entregue seus dados e seu cartão para ninguém. 
  4. Em compras físicas, prefira o pagamento por aproximação para evitar o toque e um possível golpe de troca de cartão
  5. Acompanhe e planeje com antecedência o uso do limite

Foto de Karla Mamona da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Karla Mamona

Repórter da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame