Exame Invest
Mercados

Orphazyme dispara 1.400% em um dia e mercado fala em nova ação-meme

PUBLICADO EM: 15.6.21 | 8H33
ATUALIZAÇÃO: 15.6.21 | 11H29
Valorização repentina com papel de empresa dinamarquesa guarda semelhanças com movimento especulativo da GameStop e da AMC

Foto: Filo/ Getty Images (Getty Images)

Foto de Guilherme Guilherme da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Guilherme Guilherme

Repórter de mercado | guilherme.guilherme@exame.com



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

Deixe de lado a GameStop e a AMC por um momento: a nova forte candidata a "ação-meme" é a da empresa de biotecnologia dinamarquesa Orphazyme. Os papéis estão sendo negociados com forte volatilidade, com suas ADSs (os recibos de ações) chegando a disparar 1.373% em um único pregão na Nasdaq.

Na bolsa de Copenhague, onde é listada, a Orphazyme também apresentou valorização acima do comum nos últimos dias, ainda que nada comparado ao movimento apresentado nos Estados Unidos.

Apesar da valorização repentina, a empresa afirma não ter identificado nenhuma justificativa que endossasse tamanha volatilidade -- ou seja, uma típica ação-meme. Depois de ter tocado os 77 dólares nos Estados Unidos, o papel desmoronou 85,5% e fechou o último pregão cotado a 11 dólares. Apesar do grande prejuízo de quem comprou o ativo na alta, quem adquiriu os papéis no dia anterior ao pico ainda está com lucro de mais de 100%. 

Em caso semelhante ao ocorrido com as ações da GameStop e AMC no início do ano, parte das movimentações dos papéis teve origem na rede social Reddit. Segundo levantamento da Quiver Quantitative apresentado pela Business Insider, as ações da Orphazyme chegaram a ser a oitava mais comentada da rede social. 

Abra sua conta no BTG Pactual digital e invista com o maior banco de investimentos da América Latina

Apesar do entusiasmo dos usuários da plataforma, a própria empresa alertou para os riscos de investir em suas ações. “Investidores que compram ADS ou ações da empresa podem perder uma parte significativa de seus investimentos se o preço de tais títulos diminuir subsequentemente”, afirmou a Orphazyme em comunicado.

Durante o período de maior volatilidade das ações da GameStop, uma das saídas encontradas pelo mercado americano para frear as especulações em cima do ativo foi bloquear a negociação do ativo em uma das corretoras mais populares entre pessoas físicas, a Robinhood

As medidas para frear o rali do GameStop até chegaram a esfriar a valorização do ativo, mas foi insuficiente para que as ações voltassem para a casa dos 10 dólares, patamar em que iniciaram o ano. Pelo contrário, atualmente cotados a 229 dólares, os papéis da empresa estão muito mais próximos do pico de sua maior cotação de fechamento no ano, de 347 dólares, do que dos 17,25 dólares, nível em que encerrou o primeiro pregão do ano em janeiro. 

Foto de Guilherme Guilherme da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Guilherme Guilherme

Repórter de mercado | guilherme.guilherme@exame.com


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame