Exame Invest
Casual

Panerai lança o primeiro relógio de luxo sustentável

PUBLICADO EM: 7.4.21 | 6H00
ATUALIZAÇÃO: 7.4.21 | 10H17
O eLAB-ID tem 98,6% dos componentes feitos de material reciclado e promete ser um dos destaques da feira Watches & Wonders
Panerai eLAB-ID

(©)

Imagem da Editoria Exame Invest
Ivan Padilla

Repórter da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 5MIN

Relógios mecânicos são objetos feitos para durar décadas. Não deixam de ser, portanto, sustentáveis, se levarmos em conta que não há descarte. De toda forma a indústria relojoeira tem se movido nessa direção com cada vez mais pressa. Lançamentos de pulseiras de papel e embalagens de materiais reciclados são iniciativas recentes do setor para diminuir o impacto no ambiente. Nesse caminho, a Panerai acaba de dar um grande passo.

Ganha pouco, mas gostaria de começar a guardar dinheiro e investir? Aprenda com a EXAME Academy

A manufatura mezzo italiana, mezzo suíça, fundada em Florença e adquirida pelo grupo Richemont, lança hoje o que pode ser considerado o primeiro relógio de luxo sustentável. Chamado de Submersible eLAB-ID, está sedo apresentado hoje na Watches & Wonders, feira do segmento de relojoaria de luxo que este ano vai de 7 a 13 de abril, e começará a ser vendido no ano que vem.

A Panerai apresentou ainda um outro modelo feito de materiais reciclados, o eSteelTM, e novos cronógrafos da família Luminor. Confira a seguir as principais novidades apresentadas agora na Watches & Wonders.

 

Submersible eLAB-ID

O Submersible eLAB-ID tem 98,6% de seu peso feito de materiais que integram grande quantidade de elementos recicláveis. No caso, o mostrador sanduíche e as pontes são compostos de uma liga de titânio reciclável. Também utiliza 100% de SuperLuminova reciclável no mostrador e ponteiros e 100% de silício reciclável no seu escape de movimento.

Materiais descartados também são reaproveitados em outros elementos, como o cristal de safira os ponteiros de ouro. Obviamente, a manufatura não produz os materiais utilizados. O que a Panerai fez foi construir uma rede de fornecedores de categorias diversas, da indústria automotiva à aeroespacial, para moldar as peças necessárias.

Segundo a manufatura, muitos nunca haviam trabalhado com esse tipo de conteúdo e manuseio. A Panerai agora vai além. Junto com o lançamento do eLAB-ID, a marca está divulgando a relação dos fornecedores para estimular a indústria como um todo.

“Ficaremos muito felizes se todos nossos parceiros  na Suíça ou colaboradores ao redor do mundo  procurarem os mesmos  fornecedores para utilizar estes materiais,” diz o CEO da Panerai, Jean-Marc Pontroué.  “Não queremos ser os únicos a fazer isso. Agindo sozinhos não salvaremos o mundo.”

Entre os fornecedores parceiros estão a Siltronix, que fabrica peças de silicone utilizadas em partes do calibre como a roda de escape e a âncora, a Sigatec, que recicla silício, a Albert & Duval, especializada na produção de ligas de titânio, e a Novo Cristal, produtor do cristal de safira bruto.

O desenvolvimento do eLAB-ID aconteceu no chamado Laboratorio di Idee, o centro de pesquisa da Panerai em Neuchâtel, na Suíça. O relógio começará a ser produzido e vendido em escala a partir do ano que vem, e então será possível ter uma ideia de viabilidade de escala a preço.

O relógio tem mecanismo automático com reserva de marcha de 3 dias, tradicional caixa de 44 milímetros, resistência a 300 metros de profundidade.

Panerai Submersible eLAB-ID

Panerai Submersible eLAB-ID (Panerai/Divulgação)

 

Luminor Marina eSteelTM

Foi o primeiro relógio a apresentar o icônico dispositivo de proteção de coroa da patenteado. O eSteelTM também é um avanço em modelos sustentáveis, e já disponível no mercado. Entre os componentes, 89 gramas são feitos de materiais reciclados. Isso corresponde a 58,4% do peso total do relógio, que é de 152,4 gramas.

Tanto a caixa quanto o mostrador contam com a nova liga de aço reciclado. Um desafio foi cumprir o requisito exigidos das caixas de aço comuns. O novo material possui comportamento químico, estrutura física e resistência à corrosão idênticos a uma liga não reciclada.

A criação do modelo também contou com a parceria de novos fornecedores. O Luminor Marina eSteelTM possui uma caixa escovada com bisel polido e coroa emborrachada. A alavanca do protetor de coroa é gravada com o logo eSteelTM. As peças estão disponíveis em três cores de mostradores: azul, chamado Blu Profondo; cinza, nomeado Grigio Roccia; e verde, chamado Verde Smeraldo. Este último está disponível exclusivamente nas butiques e no e-commerce da marca.

Cada um dos mostradores possui acabamento polido e a coloração segue um dégradé vertical. O logo do material está estampado perto da posição de 6 horas. O movimento automático conta com reserva de marcha de 3 dias e resistência de 300 metros de profundidade. A caixa mede 44 milímetros. O preço sugerido é 45.500 reais.

Luminor Marina eSteelTM

Luminor Marina eSteelTM (Panerai/Divulgação)

Luminor Chrono

A Panerai vem com três novos cronógrafos. Todos vêm com mostrador em sanduíche e a ponte protetora da coroa no lado direito do mostrador, elementos clássicos da marca. O Luminor Chrono tem colocação à esquerda dos controles do cronógrafo e a ponta azul dos ponteiros dedicados a essa função. A escala taquimétrica permite o cálculo da velocidade média ao longo de uma distância predefinida, em quilômetros ou milhas.

O movimento automático é o mesmo nos três modelos, com reserva de marcha de 42 horas. É resistente a 100 metros de profundidade. Dois modelos, de mostrador preto e branco, vêm com pulseiras de couro de crocodilo e borracha. Já o Luminor Chrono identificado pelo código PAM01110, com mostrador azul, vem em pulseira de aço e foi projetado para ser leve e ergonômico.

O sistema intercambiável, no entanto, permite a troca fácil das pulseiras, de aço para couro e vice-versa. A caixa em aço escovado é a de 44 milímetros. O preço sugerido é de 48.200 reais.

Panerai Luminor Chronograph

Panerai Luminor Chronograph (Panerai/Divulgação)

 

Luminor Chrono Luna Rossa

A Panerai celebra a equipe de vela Luna Rossa Prada Pirelli com um novo modelo de edição limitada, representando o espírito esportivo das marcas. Trata-se de uma edição limitada de apenas 1. 000 peças. Um diferencial são os botões de start, stop e reset à esquerda, a fim de preservar o icônico design conferido pela ponte protetora da coroa à direita.

O modelo apresenta ainda duas pulseiras feitas com material com estrutura emborrachada que assegura qualidade e longa durabilidade, e um material tecnológico à prova d’água que compõe sua superfície, uma solução que torna as pulseiras Luna Rossa ideais para atividades esportivas. Também está incluída uma ferramenta que facilita a troca das pulseiras e uma chave de fenda para remover a fivela. Todo o kit está alojado em uma caixa envolta em lona marítima com a assinatura da Panerai e Luna Rossa.

O novo relógio apresenta um mostrador em sanduiche de um azul profundo, com gráficos esportivos e uma escala taquimétrica. Detalhes em vermelho e branco enfeitam o mostrador. Por dentro bate o novo calibre P.9200 com corda automáticae reserva de marcha de 42 horas. A resistência é de 100 metros de profundidade. O preço sugerido é 49.200 reais.

Luminor Chrono Luna Rossa

Luminor Chrono Luna Rossa (Panerai/Divulgação)

 

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

Imagem da Editoria Exame Invest
Ivan Padilla

Repórter da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame