Exame Invest
MERCADOS

Prata atinge maior valor em 8 anos com atração de pequenos investidores

PUBLICADO EM: 28.1.21 | 16H05
ATUALIZAÇÃO: 2.2.21 | 7H31
Grupo de usuários do fórum online impulsiona ativo após ter influenciado a trajetória das ações da varejista GameStop
As corretoras de ações

Foto de Beatriz Quesada da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Beatriz Quesada

Repórter especializada na cobertura de mercados. Formada pela ECA-USP, passou pelas redações da revista Capital Aberto e rádio BandNews FM.



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

Os investidores do fórum Reddit descobriram a prata, mineradoras de prata e ETFs (fundos de índice) relacionados ao ativo. Como resultado, o preço do metal disparou no mercado nos últimos dias.

Aprenda a cuidar melhor de seu dinheiro, sem complicações. Conte com a assessoria especializada do BTG Pactual digital

A prata à vista chegou a subir 13% na segunda-feira, 1º de fevereiro, para a maior cotação em oito anos. O iShares Silver Trust, maior ETF dedicado ao metal, se valorizou em até 12%.

“A mania GameStop/AMC/Reddit está se espalhando para a prata e impulsionando o ouro”, disse Bob Haberkorn, estrategista sênior de mercado da RJO Futures, por telefone. “Isso não se baseia em nenhum evento global, são apenas pessoas trocando mensagens e colocando todas as suas armas nos mercados de metais preciosos.”

No caso da GameStop, um grupo de usuários do fórum online Reddit conseguiu mudar a trajetória das ações da varejista e causar perdas a investidores tradicionais do mercado financeiro, que ultrapassaram 1 bilhão de dólares em um único pregão.

Na tarde da última quinta-feira, 28, a First Majestic Silver foi citada como alvo no fórum e disparou até 39% em Nova York em meio a um frenesi de investidores alimentado em salas de bate-papo da internet.

Os mercados de opções subiram, com os operadores vendo amplos spreads de compra/venda nos contratos de ETF e Comex. Houve ingresso de 1 bilhão de dólares em recursos para o ETF do IShares Silver Trust.

Os investidores estão procurando comprar opções de prata por meses, de acordo com Haberkorn. “Estamos vendo aumentos de preços inacreditáveis em opções que normalmente não valeriam nada neste momento”, disse ele.

*Com dados atualizados na segunda, 1º de fevereiro.

Foto de Beatriz Quesada da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Beatriz Quesada

Repórter especializada na cobertura de mercados. Formada pela ECA-USP, passou pelas redações da revista Capital Aberto e rádio BandNews FM.


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame