Exame Invest
Invest

Quiz: qual a sua verdadeira classe social?

PUBLICADO EM: 17.6.21 | 14H09
ATUALIZAÇÃO: 17.6.21 | 14H32
Descubra a qual classe social você pertence, com base em perguntas sobre prioridades, hábitos de consumo e planos para o futuro
Dinheiro

Dinheiro define sua verdadeira classe social? Descubra no quiz da EXAME

Imagem da Editoria Exame Invest
Da Redação

Repórter da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

Estamos acostumados a classificar as classes sociais em três níveis: A, B e C. Segundo a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as classes sociais são divididas em 5 categorias. Todas consideram a renda familiar mensal. São elas:

  • Classe A (quem ganha mais de 20 salários mínimos);
  • Classe B (de 10 a 20 salários mínimos);
  • Classe C (de 4 a 10 salários mínimos);
  • Classe D (de 2 a 4 salários mínimos);
  • Classe E (recebe até 2 salários mínimos).

Saiba a qual classe social você realmente pertence no quiz da EXAME

Mas o conceito de "pobre, classe média e rico” não explica exatamente a verdadeira classe a qual uma pessoa pertence. Isso porque há quem vive endividado, mesmo com um bom salário, e quem ganha um salário razoável, mas possui uma liberdade financeira maior. Ou seja, tudo depende de como você gere o seu patrimônio.

De acordo com Ramit Sethi, autor do livro “I Will Teach You To Be Rich”, a verdadeira riqueza está na liberdade e na flexibilidade de poder fazer o que você gosta, sempre que deseja. Por isso, segundo ele, podemos dar três nomenclaturas para as "verdadeiras classes sociais", que consideram o estilo de vida da pessoa e não o quanto ela ganha mensalmente. Entenda, a seguir, o que cada uma significa:

Prisioneira do dinheiro

Como o nome já diz, é, em suma, uma pessoa que gasta tudo que ganha. Se você é aquela pessoa que se sente presa financeiramente, trabalhando e sobrevivendo a cada salário, sem ter uma gordura financeira para fazer planos futuros e comprar coisas que você deseja, sejam viagens ou coisas materiais, sem se endividar, talvez seja a hora de repensar os cálculos de gastos e despesas mensais, para criar o hábito de poupar e, assim, começar a investir.

Correndo na esteira

A segunda classe se enquadraria em um perfil de pessoa que tem uma boa renda mensal e uma reserva de emergência. No geral, ela tem uma boa qualidade de vida. Porém ela não consegue dar o segundo passo para, quem sabe, pensar em uma aposentadoria privada ou em planos para o futuro.

Classe da liberdade

Esta pessoa possui liberdade financeira para fazer o que quer, quando quer e não é, necessariamente, porque ela ganha um salário maior. Ela pode ganhar igual a pessoa que é prisioneira do dinheiro, mas sabe gerir melhor suas finanças. Para ela, o custo das coisas raramente é a primeira coisa a considerar, já que suas escolhas e investimentos deram a ela essa liberdade.

Se você quer saber qual é a sua verdadeira classe social, basta responder o questionário abaixo. É rápido, simples e gratuito. O cálculo irá considerar suas prioridades, hábitos de consumo e planos para o futuro em relação aos investimentos, e não apenas a sua renda. Confira:

Imagem da Editoria Exame Invest
Da Redação

Repórter da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame