Receita adia prazo da entrega da declaração do IR para 31 de maio | Exame Invest
Exame Invest
Minhas Finanças

Receita adia prazo da entrega da declaração do IR para 31 de maio

PUBLICADO EM: 12.4.21 | 8H58
ATUALIZAÇÃO: 12.4.21 | 10H07
A Receita explicou que as prorrogações foram promovidas como forma de suavizar as dificuldades impostas pela pandemia do  coronavírus
Imposto de renda -Receita Federal

Receita Federal: prazo para entrega do IR passou de 31 de abril para 31 de maio (Marcello Casal JrAgência Brasil)

Foto de Karla Mamona da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Karla Mamona

Repórter da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

A Receita Federal informou nesta segunda-feira, 2, que prorrogou o prazo para a entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda das Pessoas Física 2021 do dia 30 de abril para o dia 31 de maio de 2021. Desta maneira, os contribuintes terão mais dias para enviar a declaração. 

Baixe e-book gratuito com o passo a passo sobre como declarar o imposto de renda

Em nota, a Receita explicou que as prorrogações foram promovidas como forma de suavizar as dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus.

"A medida visa proteger a sociedade, evitando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento e demais estabelecimentos procurados pelos cidadãos para obter documentos ou ajuda profissional. Assim, a Receita Federal contribui com os esforços do governo federal na manutenção do distanciamento social e diminuição da propagação da doença."

Em razão do adiamento, o cidadão que deseje pagar o imposto via débito automático desde a 1ª cota deverá solicitá-lo até o dia 10 de maio. Quem enviar a declaração após esta data deverá pagar a 1ª cota por meio de DARF, gerado pelo próprio programa, sem prejuízo do débito automático das demais cotas.

Para aqueles que não optarem pelo débito automático, os DARFs de todas as cotas poderão ser emitidos pelo programa ou pelo Extrato da Declaração, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), acessado através do site da Receita Federal em www.gov.br/receitafederal.

Também foram prorrogados para 31 de maio de 2021 os prazos de entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País, assim como, o vencimento do pagamento do imposto relativo às declarações.

Veja abaixo as principais notícias sobre IR 2021


Recomendado para você


Leia também

Foto de Karla Mamona da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Karla Mamona

Repórter da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame