Minhas Finanças

Receita simplifica acesso à declaração pré-preenchida do imposto de renda

PUBLICADO EM: 12.5.21 | 18H04
ATUALIZAÇÃO: 12.5.21 | 18H11
A declaração pré-preenchida resgata informações que a Receita já possui, evitando erros no preenchimento
Pessoa escrevendo e usando computador

Para obter o selo de confiabilidade "prata", é necessário confirmar sua identidade através de um dos quatro serviços oferecidos (Getty Images)

Imagem da Editoria Exame Invest
Marília Almeida

Repórter de Invest marilia.almeida@exame.com



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

A partir de agora, para fazer a declaração de imposto de renda com dados pré-preenchidos basta ter uma conta gov.br com selo de autenticação de nível prata ou ouro, sem necessidade de configurar a conta com a verificação em duas etapas.

Contudo, a Receita recomenda que os usuários não compartilhem suas senhas com outras pessoas e que, sempre que possível, mantenham a funcionalidade de segurança ativa.

Atualize-se: saiba tudo sobre como declarar o imposto de renda 2021 com um e-book e uma série de vídeos gratuitos da EXAME!

Para fazer a declaração pré-preenchida é preciso acessar o e-CAC com a conta gov.br e encontrar o sistema "Meu Imposto de Renda". No sistema, basta clicar em ‘Preencher Declaração Online’ e, então, em "Iniciar com a declaração pré-preenchida 2021".

Para ter acesso à opção, a conta deve possuir selos de nível prata ou ouro. Para obter o selo de confiabilidade "prata", é necessário confirmar sua identidade por meio de um dos quatro serviços: Balcão Presencial INSS, acesso à conta bancária no internet banking, Validação Facial (CNH) com o aplicativo meu gov br. e por meio do cadastro básico de servidores públicos da União.

Já para obter o selo de confiabilidade "ouro" o usuário pode utilizar a Validação Facial (TSE) com o aplicativo meu gov br. ou o certificado digital. Todas as opções estão disponíveis para consulta.

Os selos de confiabilidade são níveis de autenticação que dão segurança à identidade do usuário e garantem que é ele quem está acessando um serviço digital. Para ter um nível de autenticação seguro é preciso pelo menos um selo de confiabilidade. Por este motivo alguns serviços somente podem ser acessados se o usuário tiver um nível de autenticação ouro ou prata.

 

Na declaração pré-preenchida, diversos campos são completados com base em informações já recebidas pela Receita, como rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais. Essas informações são enviadas por fontes pagadoras, instituições imobiliárias ou serviços médicos.

Que tal investir com especialistas que selecionam a nata da nata dos fundos para o seu perfil? Conheça a EXAME Invest Pro

É possível obter as informações dos dependentes por meio de procuração digital. O dependente deve passar a procuração para o titular da declaração antes de baixar as informações. Ao final é importante conferir os dados enviados para ver se eles estão de acordo com os rendimentos e gastos efetivamente realizados, mesmo no envio da declaração pré-preenchida.

Eventuais informações que não tenham sido pré-preenchidas devem ser informadas na declaração, antes do envio.

 

Imagem da Editoria Exame Invest
Marília Almeida

Repórter de Invest marilia.almeida@exame.com


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame