Exame Invest
Minhas Finanças

Sou filha única, casada e tenho filho. Quem herdará os bens dos meus pais?

PUBLICADO EM: 27.6.21 | 7H00
ATUALIZAÇÃO: 25.6.21 | 21H10
Especialistas respondem dúvida de leitor sobre direito de família. Envie você também suas perguntas
mulher em dúvida

Ainda que casada na separação total de bens, o cônjuge sobrevivente concorrerá com o filho comum em relação aos bens deixados pela leitora (Getty Images/iStockphoto)

Imagem da Editoria Exame Invest
Marília Almeida

Repórter de Invest marilia.almeida@exame.com



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 1MIN

Dúvida da leitora: Sou casada desde 2004 em regime de separação total de bens. Sou filha única e tenho um filho único nascido deste atual casamento. No caso de falecimento de meu pai (já não tenho mãe), quem herdará os bens pertencentes à minha família?

Resposta de Samir Choaib* e Júlia Marrach de Pasqual*:

Considerando a legislação vigente, no caso de falecimento de seu pai, não tendo outros descendentes, bem como inexistindo cônjuge sobrevivente, você será a única herdeira dos bens por ele deixados.

Além disso, é importante ressaltar que na hipótese de seu falecimento, ainda que casada na separação total de bens, o cônjuge sobrevivente será considerado herdeiro, portanto, concorrerá com o filho comum em relação aos bens por você deixados.

Caso deseje, você pode lavrar uma Escritura de Testamento para beneficiar o filho comum com a totalidade da parte disponível do patrimônio existente.

*Samir Choaib é advogado e economista formado pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em direito tributário pela PUC-SP. É sócio do escritório Choaib, Paiva e Justo, Advogados Associados, responsável pela área de planejamento sucessório do escritório.

*Julia Marrach de Pasqual é advogada pós-graduanda em Direito de Família e Sucessões pela Escola Paulista de Direito. Atua no escritório nas áreas de Direito de Família e Sucessões.

Tem alguma dúvida sobre direito de família? Envie suas perguntas para seudinheiro@exame.com.

Imagem da Editoria Exame Invest
Marília Almeida

Repórter de Invest marilia.almeida@exame.com


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame