Exame Invest
Mercados

Alerta de Fed sobre estagflação seria o pior cenário, diz analista

PUBLICADO EM: 28.7.21 | 9H23
ATUALIZAÇÃO: 28.7.21 | 13H27
Estados Unidos definirá política de juros nesta quarta em meio à alta da inflação e desaceleração da recuperação econômica

Jerome Powell: presidente do Federal Reserve (Bloomberg)

Imagem da Editoria Exame Invest
Da Redação

Repórter da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 1MIN

Os Estados Unidos irão definir sua política de juros nesta quarta-feira, 28. Com ampla expectativa sobre a manutenção do atual patamar entre 0% e 0,25%, as atenções do mercado estarão com o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, logo após a decisão de juros, às 15h.

No mercado, há grande expectativa sobre o que Powell dirá sobre a inflação americana, que já supera 5% no acumulado de 12 meses, e sobre uma possível redução dos estímulos via compra de ativos. Por outro lado, os últimos dados da economia americana vem frustrando as projeções de uma forte recuperação.

“O mercado de trabalho não tem tido uma absorção satisfatória, enquanto a inflação ainda aponta para números altos. Powell terá que ter cuidado para não criar uma percepção de estagflação, que seria o pior cenário possível”,  disse Bruno Lima, analista-chefe do BTG Pactual Digital, na Abertura de Mercado desta quarta.

Apesar do risco, segundo Lima, o consenso é de que o presidente do Fed adote mais uma vez o tom expansionista, “focando na recomposição do mercado de trabalho e na manutenção dos estímulos”.  

Imagem da Editoria Exame Invest
Da Redação

Repórter da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame