Aos 90, Buffett define sucessor: quem é o escolhido | Exame Invest
Exame Invest
MERCADOS

Aos 90, Buffett define sucessor: quem é o escolhido

PUBLICADO EM: 3.5.21 | 9H42
ATUALIZAÇÃO: 3.5.21 | 12H08
Vice-presidente de 59 anos deve assumir Berkshire Hathaway, caso bilionário deixe a presidência da empresa

(Photographer: Andrew Harrer/Bloo)

Foto de Guilherme Guilherme da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Guilherme Guilherme

Repórter de mercado | guilherme.guilherme@exame.com



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

O encontro com investidores realizado por Warren Buffett, no último sábado, 1, trouxe pistas sobre quem deverá suceder o bilionário de 90 anos no comando da Berkshire Hathaway.

Mas foi o ainda mais velho, Charlie Munger, vice-presidente e braço-direito de Buffett, que, aos 97 anos, deu a dica fatal: “Greg vai manter a cultura”.

Greg é Greg Abel. Vice-presidente da Berkshire Hathaway desde 2018, o executivo tem 59 anos e vinha sendo cotado como um dos possíveis sucessores de Buffett junto com o vice-presidente do grupo Ajit Jain, com 69 anos, também promovido para o cargo em 2018.

Após o evento, porém, o próprio Warren Buffett confirmou o nome de Greg Abel em entrevista à CNBC. “Os diretores concordam que, se algo acontecesse comigo esta noite, seria Greg quem assumiria amanhã de manhã”, afirmou.

Embora a longevidade seja uma das características dos maiores nomes da Berkshire Hathaway, Buffett considerou a maior juventude de Abel como fator determinante para a escolha.

“Ambos são maravilhosos. [Mas] a probabilidade de alguém ter uma estrada de 20 anos faz uma grande diferença”, disse.

A possibilidade de Abel ser o sucessor de Buffett, porém, ganhou força entre os especuladores no encontro anual de Buffett de 2020, quando o executivo passou mais tempo do que o habitual respondendo a perguntas de investidores. 

“Sempre tivemos um acordo unânime sobre quem deveria assumir [o comando da Berkshire Hathaway]. [Mas], o mundo está prestando mais atenção agora.”

Quem é Greg Abel

Formado em contabilidade pela Universidade de Alberta, Greg Abel iniciou sua trajetória na Berkshire por meio da holding de energia do grupo, a Berkshire Hathaway Energy. Na empresa desde 1992, ele entrou para o conselho de administração em 2000 e assumiu a presidência em 2008, permanecendo por uma década no posto.

Durante o tempo em que esteve à frente da Berkshire Hathaway Energy seu trabalho foi conhecido por reinvestir os lucros na compra de outras empresas do setor, como a NV Energy e a AltaLink.

Atualmente, Abel é responsável por supervisionar grandes operações da Berkshire Hathaway que não incluem a área de seguros - frente que é tocada por Ajit Jain. Abel também representa o conglomerado em algumas das empresas em que o grupo tem posição relevante, fazendo parte, inclusive, do corpo diretivo da Kraft Heinz.

*Com Reuters


Leia também

Foto de Guilherme Guilherme da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Guilherme Guilherme

Repórter de mercado | guilherme.guilherme@exame.com


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame