Exame Invest
Mercados

Ibovespa futuro sobe e dólar cai após emprego nos EUA decepcionar

PUBLICADO EM: 4.6.21 | 9H40
ATUALIZAÇÃO: 4.6.21 | 9H43
Principal índice da bolsa brasileira vem de seis sessões seguidas de alta e fechou na quarta com recorde aos 129.601,44 pontos; criação de vagas nos EUA em maio vem abaixo do esperado

Tela com cotações do Ibovespa na manhã desta sexta-feira | Foto: Cris Faga/NurPhoto/Getty Images (NurPhoto via Getty Images)

Imagem da Editoria Exame Invest
Da Redação

Repórter da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

A divulgação dos números do emprego nos Estados Unidos em maio, às 9h30, levou o Ibovespa futuro e o dólar a mudarem de direção nesta manhã de sexta-feira, 4 de junho, na volta do feriado de Corpus Christi.

Investidores começam a reagir à divulgação dos dados de emprego nos Estados Unidos em maio, o payroll (em inglês). Foram criadas 559.000 vagas líquidas (contratados menos demitidos), abaixo das projeções entre 650.000 e 674.000.

O Ibovespa futuro operava em queda na casa de 0,2% quando saiu o resultado: em poucos minutos, passou a ganhos de 0,2%. O principal índice da bolsa brasileira, que começa a operar às 10h, vem de seis sessões seguidas de ganhos, das quais quatro de recordes de pontuação. Fechou na quarta, 2 de junho, aos 129.601,44 pontos.

O dólar abriu com leve alta de 0,46%, negociado a 5,10 reais. Com os dados aquém do projetados, passou a uma queda de 0,14%, para 5,07 reais.

A leitura de investidores e analistas é a de que a recuperação da economia americana ainda não se reflete tanto no mercado de trabalho. Isso pode levar o Federal Reserve (o Fed, o banco central americano) a segurar por mais tempo a taxa de juros próxima a zero e os programas de estímulo à economia, o que por sua vez é uma boa notícia para o investimento em ações e a tomada de risco por parte dos investidores.

O recuo do Ibovespa futuro logo na abertura às 9h estava em linha com a queda em bolsas europeias mais cedo.

Imagem da Editoria Exame Invest
Da Redação

Repórter da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame