Exame Invest
Mercados

Ibovespa sobe em dia de exterior misto; Multilaser dispara 15% em estreia

PUBLICADO EM: 22.7.21 | 10H38
ATUALIZAÇÃO: 22.7.21 | 16H26
Bolsas internacionais tem pregão de acomodação após dois dias de alta; dólar avança contra o real

Resumo do investidor

Às 16h20: - Ibovespa sobe 0,2%, aos 126.225 pontos - Dólar comercial tem alta de 0,15% e é negociado a 5,2 reais - EUA: Dow Jones avança 0,16%, S&P 500 tem alta de 0,22% e Nasdaq registra ganhos de 0,38%

B3; Bolsa; Bovespa; Painel; Investimento; Ações

Painél de cotações da B3

Foto de Guilherme Guilherme da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Foto de Beatriz Quesada da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Guilherme Guilherme | Beatriz Quesada

Repórteres da Exame



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 3MIN

Após recuar pela manhã, o Ibovespa vira para alta e registra leves ganhos nesta quinta-feira, 22. O pregão é marcado pela acomodação nos mercados do exterior após fortes altas nas últimas duas sessões. Às 16h20, o principal índice da bolsa subia 0,2%, aos 126.225 pontos.

Nos Estados Unidos, investidores estão acomodando expectativas otimistas e pessimistas. No campo negativo, existem preocupações com o avanço da variante delta do coronavírus, que derrubou as bolsas no início da semana. Por outro lado, os resultados corporativos do segundo trimestre vieram acima do esperado, sustentando os mercados nos pregões de terça e quarta-feira.

O pregão de hoje contou com uma nova variável na equação: os dados de pedidos de seguro desemprego, divulgados nesta manhã nos Estados Unidos. Foram 419.000 pedidos semanais de seguro desemprego, acima dos 350.000 esperados. Além disso, o número da semana passada foi revisado para cima, de 360.000 para 368.000.

Os dados mais fracos do que o esperado diminuem o risco de inflação alta nos EUA, o que favorece principalmente as ações de tecnologia. O Nasdaq, índice de tecnologia americano, sobe 0,38% e apresenta a melhor performance entre os principais índices americanos. O Dow Jones sobe 0,16% e o S&P 500 tem alta de 0,22%.

Por aqui, investidores voltam a ficar atentos ao noticiário político, após reportagem de O Estado de S. Paulo afirmar que o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, ameaçou o presidente da Câmara, Arthur Lira, dizendo que não haveria eleições em 2022 caso o voto impresso não fosse aprovado. Braga Netto e Lira negaram o conteúdo da reportagem.

Os ruídos impactam o mercado de câmbio, com o dólar avançando 0,15%, negociado a 5,2 reais.

Destaques de ações

No Brasil, as ações da Vale (VALE3), que detém a maior participação do Ibovespa, apresentam leve queda de 0,12% após a desvalorização de mais de 5% do minério de ferro na China. 

A Petrobras (PETR3/PETR4) também abriu o dia em queda, mas virou para alta ao longo da tarde e é negociada com ganhos de 0,22% e 0,3%, respectivamente. A petroleira informa hoje, após o fechamento do mercado, o relatório de produção do segundo trimestre de 2021. 

Fora do índice, as ações da Multilaser (MLAS3) estreiam em forte alta chegando a subir pouco mais de 15%. Em oferta pública inicial (IPO, sigla em inglês), o preço dos papéis saíram por 11,10 reais, com a empresa levantando 2,2 bilhões de reais. A empresa foi a nona do setor de tecnologia a abrir capital na B3 neste ano.

Evento de estreia das ações da Multilaser na B3

Evento de estreia das ações da Multilaser na B3 (Ricardo Reis/Divulgação)

Apesar da instabilidade dos mercados nesta quinta, as ações da companhia estreiam em um dia positivo para as ações de tecnologia, que avançam no Brasil acompanhando o movimento dos Estados Unidos. 

Na B3, são as ações do setor que lideram as altas do Ibovespa, com Locaweb (LWSA3) e Totvs (TOTS3) subindo 5,53% e 1,91%, respectivamente.

Foto de Guilherme Guilherme da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Foto de Beatriz Quesada da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Guilherme Guilherme | Beatriz Quesada

Repórteres da Exame


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame