Exame Invest
Mercados

Novas ações no Ibovespa podem ajudar a diversificar o índice, diz analista

PUBLICADO EM: 6.9.21 | 9H07
Atualização da carteira entra em vigor hoje e índice passa a ser composto por 91 papéis
B3; Bolsa; Bovespa; Painel; Investimento; Ações

Painel de cotações da B3 | Foto: Germano Lüders/Exame

Foto de Beatriz Quesada da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Beatriz Quesada

Repórter de mercados, passou pelas redações da revista Capital Aberto e rádio BandNews FM | beatriz.quesada@exame.com



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 2MIN

O Ibovespa, principal índice da B3, passa a contar a partir de hoje com sete novas ações. A carteira teórica que vai vigorar entre os meses de setembro e dezembro terá a inclusão dos seguintes papéis: Alpargatas PN (ALPA4), Banco Inter PN (BIDI4), Banco Pan PN (BPAN4), Méliuz ON (CASH3), Rede D'Or ON (RDOR3), Dexco ON, ex-Duratex (DXCO3) e Petz ON (PETZ3).

Para Luiz Temporini, analista do BTG Pactual digital, as inclusões são um passo importante para a diversificação do índice, que tradicionalmente é atrelado às ações de commodities e bancos. 

“Qualquer impacto dentro desses setores causa grande variação no índice, mas isso vai mudando pouco a pouco com a chegada de novas empresas à bolsa e com a inclusão desses papéis no Ibovespa. A expectativa é que o índice fique mais equilibrado em suas variações ao longo dos anos”, afirmou Temporini na Abertura de Mercado desta segunda-feira, 6. 

Vale lembrar que o equilíbrio é um plano a longo prazo. Por enquanto, a Vale (VALE3) segue sendo a ação com maior peso do índice, com participação de 14,2%. Na sequência, commodities e bancos mantém a hegemonia: Itaú Unibanco (ITUB4), tem participação de 6,3%; Petrobras PN (PETR4), de 5,3%; Bradesco PN (BBDC4), de 4,6%; e Petrobras ON (PETR3), de 4,1%.

Com a mudança de hoje, é possível que alguns papéis passem por oscilações mais bruscas no pregão desta segunda-feira, à medida que grandes fundos fazem rebalanceamentos e ajustam suas posições para se adequar à nova carteira do Ibovespa.

Foto de Beatriz Quesada da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Beatriz Quesada

Repórter de mercados, passou pelas redações da revista Capital Aberto e rádio BandNews FM | beatriz.quesada@exame.com


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame