Exame Invest
Mercados

Reação à ata do Fed, Ambipar mira novo IPO e o que mais move o mercado

PUBLICADO EM: 19.8.21 | 7H06
ATUALIZAÇÃO: 19.8.21 | 8H29
Índices de ações caem no mundo inteiro, com temores sobre redução de estímulos nos EUA
Presidente do Fed, Jerome Powell

Jerome Powell: presidente do Federal Reserve | Foto: Andrew Harrer/Bloomberg (Bloomberg)

Foto de Guilherme Guilherme da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Guilherme Guilherme

Repórter de mercado | guilherme.guilherme@exame.com



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 3MIN

A aversão ao risco predomina no mercado internacional na manhã desta quinta-feira, 19, com investidores ainda digerindo a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed). Da Ásia aos futuros americanos, praticamente todos os principais índices de ações registram perdas, enquanto o dólar se valoriza frente a moedas desenvolvidas e emergentes. 

Divulgada na última tarde, a ata do Fed revelou grandes discussões sobre o início da retirada dos estímulos de 120 bilhões de dólares mensais, com a antecipação desse movimento ganhando apoio. Ainda assim, seus membros seguem divididos sobre quando começar o processo conhecido como “tapering”. 

Para 60% dos membros do Fed, o início da retirada de estímulos deveria ficar para o começo do ano que vem, em janeiro, enquanto o restante quer uma redução dos estímulos ainda neste ano. 

“Alguns participantes expressaram preocupações de que a manutenção de condições financeiras altamente acomodatícias possa contribuir para um aumento do risco para o sistema financeiro”, diz a ata. 

“Em contraste, alguns outros participantes sugeriram que [...] as reduções possam não ocorrer por algum tempo e destacaram os riscos do aumento de casos covid-19 associados à propagação da variante Delta que poderia causar atrasos no retorno ao trabalho e à escola e, portanto, prejudicar a recuperação econômica.”

Após a ata, o Ibovespa fechou o último pregão em queda de 1,07%, chegando a seu terceiro dia consecutivo de perdas. Se depender do mercado internacional, o índice deve ter mais um dia negativo. Nos Estados Unidos, os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq caem mais de 0,6%, enquanto na Europa, as quedas chegam a superar os 2%. 

Invista com o BTG Pactual digital e conte com a assessoria do maior banco de investimentos da América Latina

Dado do dia

Sem grandes divulgações previstas para esta quinta, as atenções devem estar com os pedidos semanais de seguro desemprego dos Estados Unidos. A expectativa é de uma leve queda de 375.000 para 363.000.

Ambipar

A Ambipar (AMBP3) registrou o pedido de oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) de sua subsidiária Environmental, focada em gestão de resíduos e de gases do efeito estufa. 

Desde que fez seu IPO, no ano passado, a Ambipar tem tocado seu plano agressivo de expansão via aquisições por meio de subsidiárias. Entre as últimas compras da frente Environmental estão a da Disal, Metal Ar e da Boomera.

Rede D’Or 

A Rede D’Or (RDOR3) comprou 791.959 reais em ações da empresa de diagnósticos Dasa (DASA3) no último pregão. Liderando o processo de consolidação do setor de saúde, a Rede D’Or informou nesta semana a oferta pública de ações para comprar até todas as ações da Alliar, também presente no mercado de diagnósticos. 

Após o anúncio da entrada da Rede D’Or na Alliar (AALR3), as ações da Dasa chegaram a despencar, com o mercado avaliando uma maior concorrência para a empresa, 

Dexco

Após mudar de nome, a antiga Duratex, atual Dexco, irá alterar seu ticker de negociação na bolsa de DTEX3 para DXCO3. A mudança passa a valer a partir do pregão desta quinta.

“Este movimento faz parte de uma jornada de transformação iniciada há alguns anos e simboliza um novo ciclo de crescimento estratégico, que visa alavancar a vantagem competitiva e possibilitar a expansão em novos negócios.”, justifica a Dexco.

Foto de Guilherme Guilherme da Editoria Exame Invest que escreveu o artigo
Guilherme Guilherme

Repórter de mercado | guilherme.guilherme@exame.com


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame