MERCADOS

10 notícias para lidar com os mercados nesta terça-feira

PUBLICADO EM: 31.8.10 | 10H02
São Paulo - Aqui está o que você precisa saber: 1 - Conselho Nacional de Política Energética  pode definir preço do barril da capitalização na quarta-feira. O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou na noite de ontem que a reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que vai sacramentar o preço do barril […]
Plataforma da Petrobras

Reunião do Conselho Nacional de Política Energética pode pôr ponto final à novela do preço do barril

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 3MIN

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1 - Conselho Nacional de Política Energética  pode definir preço do barril da capitalização na quarta-feira. O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou na noite de ontem que a reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que vai sacramentar o preço do barril a ser adotado na capitalização da Petrobras (PETR3) (PETR4), pode se na próxima quarta-feira (dia 1º).

2 - Índice Nikkei tem maior baixa do ano após decepção com pacote econômico do Banco Central. A Bolsa de Tóquio cedeu, com o índice Nikkei 225 atingindo a menor pontuação dos últimos 16 meses, ante a realização de lucros que se seguiu ao fraco desempenho das bolsas de Nova York ontem, ao mesmo tempo que os investidores pediam medidas mais agressivas do que as apresentadas ontem pelo banco central.

3 - Controlador da Amil será o maior acionista da Dasa.  Maior empresa laboratorial do Brasil, a Dasa (DASA3) anunciou na manhã da segunda-feira (30/8) a incorporação da MD1, holding dona de 100% dos laboratórios Sérgio Franco, no Rio de Janeiro. A holding MD1 tem como um de seus principais acionistas o empresário Edson Bueno, controlador do grupo Amil, que se torna o principal acionista da Dasa, com cadeira no conselho de adminstração.

4 - Ratings do Paraná Banco S.A. são elevados pela Standard & Poors. A agência de rating elevou a classificação do banco após o que chamou de "bom desempenho em um período de desaceleração". O rating do banco foi elevado, incluindo seus ratings de crédito de contraparte de "B+/B" para "BB-/B" na escala global e de "brBBB+" para "brA-" na Escala Nacional Brasil, com perspectiva estável.

5 - Petrobras vende participação em blocos para australiana Karoon Gás. A petroleira australiana Karoon Gas anunciou ontem a compra de 20% de participação em dois blocos exploratórios da Petrobras (PETR3) (PETR4),  na Bacia de Santos, chamados de S-M-1352 e S-M-1354. Em comunicado oficial, a Karoon informa que vai financiar um programa de perfuração de dois poços e reembolsar a Petrobrás por custos anteriores nos projetos.

6 - Ibovespa passará a incluir Santander, Brookfield e Marfrig. As ações da Brookfield Incorporações, Marfrig e Banco Santander passarão a integrar a próxima carteira teórica do Ibovespa, composta por 68 papéis, que entrará em vigor na quarta-feira e valerá até dezembro. Conforme a terceira e definitiva prévia do índice, divulgada nesta terça-feira, a Vale superou a Petrobras em peso.

7 -  Para mercado, economia reagiu no terceiro trimestre. A economia pisou no freio no 2º trimestre, e voltou a acelerar no 3º - mas sem voltar ao ritmo alucinante do primeiro. Assim poderia ser resumida a visão quase consensual do mercado sobre o PIB do 2º trimestre, que será divulgado na sexta-feira. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, calculou ontem expansão de 0,5% a 1% para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no segundo trimestre, ante o primeiro.

8 - Produção industrial volta a crescer em julho, mostra IBGE. A produção industrial voltou a crescer após três meses seguidos de queda e registrou alta de 0,4% em julho em relação a junho, descontadas as influências sazonais, segundo divulgou nesta terça-feira (31) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês anterior, a produção havia registrado queda de 1%.

9 -Bolsas da Europa começam a terça-feira em baixa. As principais bolsas de valores da Europa abriram em baixa nesta terça-feira, depois de terem encerrado o pregão passado no mesmo ritmo, puxadas pelos indicadores de renda pessoal e gastos com os EUA, além da rejeição da oferta da aquisição da Sanofi-Aventis pela Genzyme.

10 - Banco Anglo Irish anuncia prejuízo bilionário. O banco irlandês Anglo Irish, nacionalizado no início de 2009, anunciou nesta terça-feira um prejuízo líquido de 8,2 bilhões de euros (10,4 bilhões de dólares) no primeiro semestre em consequência de empréstimos de alto risco, a maior perda da história de uma empresa irlandesa.

Leia mais sobre Petrobras e Ações.

Siga as últimas notícias de Mercados no Twitter

Assine a newsletter do Canal de Mercados

 

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame