Exame Invest
Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta quarta-feira

PUBLICADO EM: 21.12.11 | 8H46
Fibria e Gol renegociam dívida por causa do real mais fraco; Mariano Rajoy toma posse como primeiro-ministro espanhol
Centro de distribuição do Magazine Luiza, em Louveira (SP),

Magazine Luiza descarta aquisições e prioriza integração em 2012

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 3MIN

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1 - BCE empresta quase € 500 bi para ajudar bancos. Um total de 523 bancos tomaram dinheiro emprestado na operação do BCE, com a demanda final ficando bem acima dos 310 bilhões de euros esperados por operadores ouvidos pela Reuters.

2 - Mariano Rajoy toma posse como primeiro-ministro espanhol. Rajoy anunciará nesta quarta a composição de seu governo, que espera-se que será mais reduzido, com menos ministérios, e sobre o qual manteve um absoluto sigilo. 

3 - Fibria e Gol renegociam dívida por causa do real mais fraco. A queda de 15 por cento do real em relação ao dólar neste segundo semestre tem elevado a dívida em moeda estrangeira das empresas além dos limites estabelecidos nas cláusulas dos empréstimos e bônus com credores. As taxas dos títulos em dólar da Fibria para 2021 subiram 37 pontos-base neste mês. O rendimento dos papéis da Gol para 2020 caiu 24 pontos-base, para 10,80 por cento. 

4 - Magazine Luiza descarta aquisições e prioriza integração em 2012. O objetivo gora é levar as lojas para o processo de maturação, disse o diretor superintendente da varejista, Marcelo Silva.

5 - Japão mantém política monetária e visão sobre economia piora. O BoJ não ofereceu mais estímulos monetários à economia, confirmando expectativas, mas cortou sua avaliação, dizendo que a recuperação da atividade econômica está paralisada.


6 - Bancos puxam alta do mercado europeu antes de oferta do BCE. Os mercados de ações da Europa subiam no início desta quarta-feira, com os papéis de bancos da zona do euro como BNP Paribas e UniCredit em forte alta, antes da oferta de empréstimos de três anos pelo Banco Central Europeu (BCE). 

7 - Fitch põe Santander e outros sete bancos da Espanha em revisão negativa. A decisão acompanha o rebaixamento do rating soberano de longo prazo da Espanha. A revisão negativa das instituições reflete temores similares àqueles que atingem o rating soberano da Espanha, ou seja, o efeito profundamente adverso da crise da zona do euro sobre a estabilidade financeira e econômica", diz a Fitch.

8 - Oracle fustra previsões de vendas e ações mergulham. A terceira maior produtora de software do mundo divulgou lucro, excluindo itens não recorrentes, de 0,54 dólar por ação em seu segundo trimestre.

9 - Cumbica, em São Paulo, duplica área de embarque internacional. Nos Terminais 1 e 2, a área duplicou de tamanho - de 1.290 metros quadrados para 2.660 metros quadrados.

10 - Bolsas asiáticas fecham em alta; HK ganha 1,9%. A maioria das bolsas da Ásia teve números expressivos nesta quarta-feira. Os mercados da região seguiram o embalo altista de Wall Street, descartando a contínua fraqueza nas ações chinesas. Em Tóquio, a bolsa avançou 1,5%.

Bônus - Dilma diz que a crise econômica mundial é "preocupante". Fragilização do sistema financeiro dos países desenvolvidos e a falta de uma resposta política estão se agravando, avalia a presidente.

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame