MERCADOS

10 notícias para lidar com os mercados nesta quarta-feira

PUBLICADO EM: 16.1.13 | 8H53
Banco Mundial corta previsão de crescimento global para 2,4%; investimento estrangeiro na China tem 1ª queda em 3 anos
EXAME.com

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 5MIN

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber. 

Bônus - Cetip e mais quatro fazem aliança para liquidez. A Cetip e mais quatro grupos internacionais anunciaram nesta quarta-feira um projeto de cooperação para melhorar a gestão de garantias e serviços de liquidez para clientes, permitindo ao grupo oferecer colateral em um país por meio de ativos mantidos em outras regiões ou áreas monetárias.

1- Banco Mundial corta previsão de crescimento global para 2,4%.O Banco Mundial cortou bruscamente sua previsão de 2013 para a economia global, nesta terça-feira, atribuindo a nova estimativa a uma difícil recuperação nos países desenvolvidos. Em seu relatório sobre previsões econômicas mundiais, divulgado duas vezes por ano, o banco previu que o Produto Interno Bruto (PIB) global vai avançar 2,4 por cento neste ano, ante 2,3 por cento em 2012. Para o Brasil, a previsão é de avanço de 3,4 por cento em 2013, 4,1 por cento em 2014 e 4 por cento em 2015, segundo previsões do Banco Mundial. 

2- Para Goldman Sachs, Copom pode mudar tom do comunicado. Em relatório encaminhado por e-mail na tarde desta terça-feira, o banco Goldman Sachs levanta a possibilidade de haver alguma mudança no tom do comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, a ser divulgado na noite da quarta-feira, após sua reunião de política monetária. Segundo o banco, o desafio do Copom é que o balanço de riscos para a inflação parece ter se deteriorado nos últimos meses, dada uma série de fatores. 

3- Euro está "perigosamente alto", diz chefe do Eurogroup. O presidente do Eurogroup, Jean-Claude Juncker, afirmou nesta terça-feira que a cotação do euro está "perigosamente alta". O euro avançou 0,7 por cento ante o dólar e 3 por cento em relação ao iene até agora no ano. No quarto trimestre de 2012, a moeda única europeia subiu 2,7 por cento ante o dólar e mais de 14 por cento em relação ao iene. 

4- Fundo inicia posição vendida em ações da Vale por China. O fundo Constância Investimentos iniciou uma posição vendida nas ações da mineradora Vale (VALE3; VALE5), mostra a carta mensal divulgada pela gestora. No ano, as ações ordinárias da Vale têm uma queda de aproximadamente 2% e, em 12 meses, uma valorização de 7%. “Como já discutido em cartas passadas, acreditamos que há um risco relevante de que mudanças na economia chinesa levem a uma estagnação ou redução na demanda global por minério de ferro ao mesmo tempo em que a capacidade de produção deve aumentar substancialmente ao longo dos próximos anos”, mostra o texto datado de 11 de janeiro. 

5- Investimento estrangeiro na China tem 1ª queda em 3 anos. O investimento estrangeiro direto (IED) na China caiu no ano passado pela primeira vez desde a crise financeira mundial, recuando 4 por cento diante da falta de entusiasmo de empresários por buscar negócios em mercados emergentes. O IED somou 111,7 bilhões de dólares no ano passado, contra o recorde de 116 bilhões de dólares em 2011. Apesar da retração, o país manteve-se como um dos principais destinos de recursos produtivos. 


6- OGX sai do pior para melhor desempenho com aumento da produção. A OGX Petróleo & Gás Participações SA, ação de pior desempenho no mercado brasileiro no ano passado, acumula em 2013 a maior alta entre seus pares no mercado mundial após aumentar a produção. A OGX, que é controlada pelo bilionário Eike Batista e fechou 2012 com uma queda de 68 por cento, apresenta uma valorização de 19 por cento desde o início do ano. É o maior ganho entre as 126 ações do índice FTSE All-World Oil & Gas Producers

7- Controlador da IMC vende 7 mi ações da empresa em leilão. O acionista controlador da International Meal Company (IMC) vendeu 7 milhões de ações da companhia, correspondentes a 8,33 por cento do capital, em leilão realizado nesta terça-feira. O papel da IMC encerrou o pregão cotado a 24,80 reais, um recuo de 2,67 por cento. O giro financeiro foi de 192 milhões de reais, o sexto maior volume da Bovespa. 

8- Com pressão por crédito, BB dispara em emissão de dívida. A insistência da presidente Dilma Rousseff de que o Banco do Brasil SA impulsione o crédito no País também está ajudando o banco estatal a quase dobrar sua posição no negócio de emissões de dívidas. O governo tem hoje uma participação recorde nesse mercado. A participação do BB em coordenações de emissões externas de dívidas passou de 5,6 por cento em 2011 para 10 por cento das operações no ano passado, o maior salto entre instituições financeiras no País. 

9- Bolsa de Tóquio fecha com pior queda desde maio. O mercado de ações de Tóquio fechou em forte queda, uma vez que a recuperação do iene prejudicou as empresas exportadoras como a Honda, Fanuc e Canon. Além disso, a recomendação das ações da Fast Retailing foi rebaixada pelo Goldman Sachs, levando o índice Nikkei ao pior declínio desde o último mês de maio. O Nikkei caiu 2,6%, para 10.600,44 pontos, após atingir o maior nível em 32 meses na sessão anterior. A sessão de hoje apresentou a pior queda em pontos porcentuais desde o recuo de 3,0% observado no dia 18 de maio de 2012. 

10- Inflação pelo IPC-S fica em 0,89% na 2ª quadrissemana. A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) ficou em 0,89% na segunda quadrissemana de janeiro, informou nesta quarta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). No período anterior, encerrado em 7 de janeiro, os preços subiram 0,77%.

Bônus 2- Tráfego de passageiros da LATAM avança 10% em dezembro. O grupo Latam (LATM11) informou que o tráfego de passageiros aumentou 10,0%, enquanto a capacidade foi incrementada em 7,4%. Como resultado, o load factor da Companhia para o mês cresceu 1,8 ponto percentual, alcançando 78,2%. O tráfego internacional de passageiros representou aproximadamente 50% do total no mês, mostra o comunicado.

Com Bloomberg, Estadão Conteúdo, Reuters.

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame