Exame Invest
Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta segunda-feira

PUBLICADO EM: 15.7.13 | 8H49
Boletim Focus eleva projeção da taxa de juros em 2014; China cresce 7,5% no 2º trimestre
Funcionários trabalhando em uma fábrica em Jinhua, província de Zhejiang, na China

PIB chinês cresce 7,5%, em linha com as estimativas do mercado, mas abaixo do 1º trimestre

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 3MIN

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber.

1- Boletim Focus eleva projeção da taxa de juros em 2014. Após a elevação da taxa básica de juros pelo Comitê de Política Monetária na semana passada para 8,50% ao ano - como esperado pelo mercado – o Boletim Focus elevou sua projeção para a Selic em 2014 (fim de período) de 9,25% ao ano para 9,50%. Para 2013, a expectativa foi mantida em 9,25%.

2- Ibovespa com maior queda mundial causa recompra de ações. A pior queda mundial entre os maiores índices de ações está espalhando uma onda de programas de recompra em empresas como BM&FBovespa SA e MRV Engenharia SA, em uma tentativa de sustentar o valor dos papéis. 

3- China cresce 7,5% no 2º tri, em linha com previsão. O Produto Interno Bruto (PIB) da China aumentou 7,5% no segundo trimestre deste ano em comparação com mesmo período do ano passado. O resultado ficou em linha com as estimativas do mercado, mas recuou frente ao crescimento de 7,7%, registrado entre janeiro e março deste ano, afirmou o escritório nacional de estatísticas do país. 

4- Minoritários da OGX querem instaurar conselho fiscal. Um grupo de aproximadamente 40 acionistas minoritários da OGX decidiu que buscará assinaturas para instauração de um conselho fiscal na petroleira. Pelas regras do Novo Mercado da Bovespa, para que a solicitação seja aceita é preciso que as assinaturas pertençam a acionistas com ao menos 2% do capital da empresa. 

5- ANP analisa viabilidade econômica de campo da OGX. A diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Magda Chambriard, disse que a petrolífera do grupo EBX, de Eike Batista, a OGX (OGXP3), poderá interromper a produção no Campo de Tubarão Azul, único polo produtor da empresa, na Bacia de Campos. Ela informou que a Agência vai analisar se o campo é viável economicamente e, caso positivo, a OGX terá que fazer novo plano de desenvolvimento da área.


6- Produção industrial da China avança 8,9% em junho. A produção industrial da China subiu 8,9% em junho em comparação com mesmo período do ano passado. Em maio, a alta foi de 9,2%. As informações foram divulgadas pelo Escritório Nacional de Estatísticas do país. 

7- Fitch rebaixa rating da França para AA+. A França teve seu rating rebaixado nesta sexta-feira, representando um revés para o presidente François Hollande que luta para controlar as finanças públicas e reativar uma economia estagnada. A agência de classificação de risco Fitch rebaixou a classificação da França para "AA+", ante "AAA", citando uma deterioração na perspectiva da dívida do país e ambiente econômico incerto do país em meio à crise na zona do euro.

8- A visão geral da bolsa brasileira em 2013. Desde janeiro, o Ibovespa amarga uma desvalorização que já passa dos 20%. Confira os desempenhos dos principais índices da Bovespa no ano. 

9- Bolsas asiáticas fecham em alta com PIB da China. Os mercados de ações da Ásia fecharam em alta nesta segunda-feira, após a divulgação dos dados de crescimento econômico da China. A Bolsa de Tóquio estava fechada por causa de um feriado. 

10- Recuperação da economia fica mais difícil este ano. Ficou mais difícil para a economia brasileira reagir no curto prazo. O pessimismo aumentou por uma combinação de fatores negativos. A indústria e o varejo estão decepcionando ao longo do ano, os estoques aumentaram, a taxa básica de juros (Selic) subiu pela terceira vez seguida para combater a inflação e o brasileiro está menos confiante.

Com Agência Brasil, Bloomberg, Estadão Conteúdo, 

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame