10 notícias para lidar com os mercados nesta sexta-feira | Exame Invest
Exame Invest
MERCADOS

10 notícias para lidar com os mercados nesta sexta-feira

PUBLICADO EM: 20.12.13 | 8H11
Governo dos EUA pode entrar no calote em março
Homem passa em frente a sede do Banco Central, em Brasília

Banco Central: BC reduz para 2,3% projeção de crescimento

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por



Compartilhe nas redes sociais
GUIA
Em alta

INVISTA 4MIN

São Paulo - Veja o que você precisa saber nesta sexta-feira.

1. Governo dos EUA pode entrar no calote em março

Se o Congresso norte-americano não elevar o teto da dívida, o governo dos Estados Unidos ficará sem caixa para pagar suas contas no início de março. O teto da dívida será alcançado em 7 de fevereiro, segundo o secretário do Tesouro americano, Jacob Lew. Em uma carta ao Congresso, Lew pediu aos parlamentares que tomem "medidas imediatas" para ampliar o limite de endividamento mais uma vez.

2. Banco Central reduz para 2,3% projeção de crescimento

O Banco Central (BC) reduziu a projeção de crescimento da economia, este ano, de 2,5% para 2,3%. A estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, foi divulgada hoje pelo Banco Central, no Relatório Trimestral de Inflação.

3. Petrobras apresenta comercialidade de Franco e Tupi

A Petrobras apresentou à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a declaração de comercialidade das acumulações de petróleo e gás de Franco e Sul de Tupi, áreas previstas no contrato de Cessão Onerosa, localizadas no pré-sal da Bacia de Santos.

Para acompanhar a Bovespa no seu celular, basta digitar: exame2.com.br/mobile/exame-na-bolsa


4. Vale vende parte de fatia na Norte Energia por R$ 206 mi

A Vale informou ontem, após o fim do pregão, que celebrou acordo com a Cemig Geração e Transmissão (Cemig GT) para a venda de 49% de sua participação de 9% no capital da Norte Energia, empresa responsável pela construção, operação e exploração da usina hidrelétrica de Belo Monte. O valor do negócio é de cerca de 206 milhões de reais. As empresas também assinaram um acordo para a formação de uma joint venture constituída por ativos de geração de energia.

5. Mark Zuckerberg vende 41 milhões de ações do Facebook

O co-fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, venderá mais de 41 milhões de ações da companhia e também 27 milhões de seus ativos. A operação servirá para Zuckerberg conseguir liquidez e pagar os impostos derivados da aquisição de 60 milhões de participações classe B no Facebook. As ações de classe B dão ao proprietário 10 votos por cada título em seu poder. As participações que sairão ao mercado são de classe A, que se colocaram ao alcance de qualquer investidor da bolsa quando o Facebook estreou no mercado Nasdaq em 2012 e dão ao possuidor um voto para cada título nas decisões da companhia. Zuckerberg também doará 18 milhões de ativos à organização beneficente Silicon Valley Community Foundation. Cada ação vale 55 dólares, logo, o total doado é próximo de 1 bilhão de dólares.

6. S&P corta rating triplo A da União Europeia

A Standard & Poor's rebaixou o rating de longo prazo em moeda estrangeira da União Europeia para AA+, de AAA-. A perspectiva da nota é estável, após se manter em negativa desde 20 de janeiro de 2012. A nota de curto prazo foi mantida em A-1+.

7. Bolsas asiáticas fecham sem direção

As bolsas asiáticas encerraram o último pregão da semana sem direção definida, mas o destaque do dia ficou por conta das bolsas chinesas. As preocupações com o aperto de liquidez voltaram a atingir as ações chinesas e o índice Xangai Composto fechou em forte queda de 2,0%, aos 2.084,79 pontos.


8. Acionistas da JHSF divulgam contratação de swaps

A JHSF Participações informou que dois de seus acionistas irão contratar com o banco Itaú Unibanco operações de troca de resultados de fluxos financeiros, mais conhecidas como swaps, no valor total de até 50 milhões de reais. As operações serão divididas igualmente entre o acionista controlador indireto José Auriemo Neto e o acionista Fabio Roberto Auriemo, disse a incorporadora em comunicado publicado na noite de quinta-feira.

9. Abril Educação compra 22,7% da MSTech por R$ 25 milhões

A Abril Educação anunciou ontem, após o fechamento do mercado, a aquisição de 22,7% de participação na MSTech por 25 milhões de reais. A compra da fatia da empresa de tecnologia educacional foi comunicada via fato relevante publicado após o fechamento do mercado. Cerca de 10 milhões de reais do total pago pela Abril Educação serão destinados a investimentos de desenvolvimento de novos produtos e serviços da MSTech.

10. Telefónica não tem acordo com BlackRock sobre Telecom Italia

A Telefónica afirmou ontem que não tem acordo com a BlackRock sobre a Telecom Italia. A Telefónica tenta dissipar preocupações de que estaria manobrando nos bastidores antes de uma votação de acionistas sobre o controle do grupo de telefonia italiano. Os acionistas da Telecom Italia se reúnem hoje para decidir se derrubam o conselho, numa tentativa dos investidores dissidentes de enfraquecer a influência crescente da Telefónica. O resultado da votação é incerto.


Leia também

Imagem da Editoria Exame Invest
Exame Solutions

Apresentado por


Compartilhe nas redes sociais
Mosaico do rodapé com as cores da Exame